Seminaristas são instituídos no Ministério de Leitor

Dom Francisco Agamenilton, Bispo Diocesano de Rubiataba-Mozarlândia, instituiu no Ministério de Leitor os seminaristas Eulrieris (Rubiataba), Rubens (Matrinchã) e Thassyo (Araguapaz). A Celebração Eucarística aconteceu na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Glória em Rubiataba na manhã de domingo, 27 de dezembro, Solenidade da Sagrada Família.

O Ministério do Leitorato faz parte da caminhada formativa do candidato ao sacerdócio. Uma vez instituído, o seminarista torna-se oficialmente “Proclamador da Palavra de Deus” nas celebrações litúrgicas. No processo formativo o Ministério de Leitorato assume particular importância na vida espiritual do jovem que se prepara para ser sacerdote, ou seja, um homem da Palavra de Deus que deve viver e pregar a Boa Nova de Cristo.

Dom Agamenilton destacou a importância da família na caminhada formativa. Lembrou que o padre nasce no seio de uma família, faz parte de uma comunidade, mas quando assume a vocação passa a fazer parte de uma família ainda maior, que é a Igreja. O bispo exortou os jovens e os seminaristas a não terem medo de dizer sim ao projeto de Deus a exemplo de Maria e José que apresentam o Menino Jesus no Templos.

Qualquer um pode receber esse ministério?

Não, atualmente, esse ministério é reservado aos homens. Porém, normalmente, quem o recebe, pela obrigatoriedade da caminhada, são os candidatos às Ordens Sacras.

O que isso significa na vida de um seminarista?

Ao se aproximar a ordenação sacerdotal, a Santa Igreja na sua pedagógica Tradição exige quatro passos mais concretos: o primeiro, é a Admissão às Ordens Sacras; o segundo, o Leitorato; o terceiro, o Acolitato, e o quarto, a Ordenação Diaconal. Depois disso acontece a Ordenação Presbiteral, onde o seminarista torna-se Padre, sacerdote do Altíssimo por toda a eternidade.