Dom Agamenilton preside a Missa do Crisma

O Clero da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia esteve reunido na sexta-feira, 26 de março, para a celebração da Missa do Crisma. Este ano, mais uma vez, a Santa Missa, que aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Co-Catedral de Mozarlândia, foi restrita em função do tempo de Pandemia.

Significado da celebração

A Missa do Crisma, que também é chamada Missa dos Santos Óleos ou Missa da Unidade, manifesta o mistério do sacerdócio de Cristo, participado pelos ministros ordenados, que, neste dia, diante do seu bispo, renovam suas promessas sacerdotais. Nesta ocasião o bispo também preside a benção dos óleos do Batismo e Unção dos Enfermos e realiza ainda a consagração do Crisma.

Dom Agamenilton preside pela primeira vez a Missa do Crisma

Dom Agamenilton, Bispo Diocesano, manifestou seu sentimento de alegria por presidir pela primeira vez a celebração do Crisma: “sinto-me profundamente envolvido pelo divino mistério desta Missa do Crisma. Ao tomar consciência do que ela significa meu coração se enche de alegria e gratidão a Deus no seu amor por nós. É a primeira vez que presido esta Missa na qual estão reunidos comigo, em torno ao altar do Senhor, os presbíteros, que comigo participam, segundo o seu modo, do único e eterno sacerdócio de Jesus Cristo, o diácono, as religiosas, leigo consagrado e alguns fiéis leigos representantes de centenas de paroquianos...”

"O que seria desta diocese sem vocês?"

O bispo destacou ainda a importância do cuidado pastoral que os sacerdotes tem realizado neste tempo, sobretudo a partir da celebração do Mistério da Eucaristia:

“A nossa pastoral em tempo de pandemia e pós-pandemia é cuidar destas pessoas, uma por uma, chamando-as pelo seu nome. Para isto fomos ungidos com o óleo um dia abençoados pelo bispo. Entre os filhos da Igreja ungidos pelo Espírito Santo quero destacar os presbíteros, particularmente vocês, padres de nossa diocese. Agradeço-lhes de coração pela doação de suas vidas a nossa Igreja Particular de Rubiataba-Mozarlândia e pelo testemunho de vida cristã. O que seria desta diocese sem vocês? Ficaríamos privados do sinal visível da presença e do amor de Jesus Cristo por nós; faltar-nos-ia a representação sacramental de Jesus Cristo Cabeça e Pastor, careceríamos da Eucaristia, morreria a Igreja, pois ela vive do Pão Vivo descido do céu”.

Dom Agameniltom ainda convidou todo povo a prosseguir com confiança, mesmo em tempos difíceis: “Queridos diocesanos, prossigamos esta Eucaristia na certeza da constante presença da mão onipotente de Deus, a nossa força. Por isso, cantemos eternamente o seu amor (cf. Sl 88)”.

Confira as fotos da celebração aqui.