Constituição do Conselho Presbiteral

Nesta terça-feira, 06 de julho, durante a reunião e convivência entre o clero diocesano e seminaristas, aconteceu a eleição e constituição do Conselho Presbiteral e Pastoral Presbiteral.

O Conselho Presbiteral, conforme definido pelo estatuto, é “manifestação da comunhão hierárquica da Igreja, em virtude da qual o Bispo e os Sacerdotes participam de um mesmo sacerdócio e de um mesmo ministério, ainda que em diversos graus”.

O Conselho é formado por sete membros, sendo três por ofício, nomeados pelo Bispo Diocesano (Vigário Geral, Coordenador de Pastoral Diocesana e Coordenador da pastoral Presbiteral) e pelos vigários eleitos pelas foranias.

O Conselho ficou constituído da seguinte forma:

CONSELHO PRESBITERAL

Padre Joaquim José Neto

Vigário Geral

Padre Edijael Alves

Coordenador de Pastoral

Padre José Maria

Coordenador da Pastoral Presbiteral

Padre Bruno dos Santos

Vigário da Forania N. Sra. da Glória

Padre Lindemberg Souza

Vigário da Forania N. Sra. do Perpétuo Socorro

Padre Diomar Aparecido

Vigário da Forania N. Sra. da Guia

Padre Marcos Mendonça

Vigário da Forania N. Sra. da Conceição

A Pastoral Presbiteral pode ser definida como “a pastoral que cuida de quem cuida”. É a responsável por oferecer aos presbíteros as condições necessárias para a sua própria realização humana e vocacional, ajudando-os na missão de configurar-se a Cristo Bom Pastor inserido no contexto social, junto ao povo.

PASTORAL PRESBITERAL

Padre Jose Maria

Monsenhor Vanildo Fernandes

Padre Ítalo Breno

Padre Ricardo Luz

O Bispo Diocesano, Dom Francisco Agamenilton, na mesma ocasião, nomeou o Padre Diomar Aparecido como membro do Colégio de Consultores.