google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440
 

Rubiataba-Mozarlândia

Diocese de

Começa a preparação para a Semana Nacional da Família

No contexto do Mês Vocacional, celebrado em agosto pela Igreja no Brasil, a Semana Nacional da Família é realizada na segunda semana, com início no Dia dos Pais. Neste ano, portanto, será de 14 a 20 de agosto. De norte a sul do Brasil, as paróquias, as famílias refletem, aprofundam e se catequizam através do “Hora da Família”.


Hora da Família

O subsídio Hora da Família completa, em 2021, 25 anos de publicação. Em 1996, quando o Brasil se preparava para receber o Papa João Paulo II por ocasião do II Encontro Mundial das Famílias, marcado para o ano seguinte, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) dom Rafael Llano Cifuentes preparou um material para ajudar as famílias na preparação para o encontro.


“Durante os doze meses que antecederam a visita de João Paulo II, dezenas de milhares de famílias se reuniram, em seus lares ou nas suas comunidades, para fazerem a ‘Hora da Família’. Foi uma experiência tão bem sucedida que o Setor Família da CNBB pensou em difundi-la em todo o Brasil, para que mais e mais famílias pudessem se beneficiar desses momentos de meditação e convívio”, lê-se na apresentação do primeiro material publicado pelo então Setor Família da CNBB, atual Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência.

O Hora da Família é um material com roteiros de reflexão e oração para fortalecer o trabalho de evangelização das famílias. Com suas propostas de aprofundamento dos ensinamentos da Igreja e testemunhos, o material também tem o intuito de fazer com que todas as pessoas compreendam o valor único e próprio da família; que sejam fortalecidos os laços familiares; e que cresça a espiritualidade familiar.


Incentivada pelo desejo do idealizador do Hora da Família, a Pastoral Familiar mantém a tradição de ter sempre a comunhão da Igreja Católica estampada na capa da publicação, por meio da imagem do Papa.


DIOCESE

A Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, desde o início, aderiu ao projeto de cuidado das famílias por meio da Semana Nacional que é sempre um momento festivo de celebração, encontro e reflexão.

Embora a Semana da Família só aconteça em agosto, a preparação começa bem antes! Na tarde deste sábado, 21 de maio, membros da Pastoral Familiar, representantes das paróquias, o Bispo Diocesano, Dom Francisco Agamenilton se encontraram para dar os primeiros passos para a organização da Semana. A reunião aconteceu de modo virtual e esteve sob a coordenação do assessor eclesiástico da Pastoral Familiar, Monsenhor Vanildo.


O Bispo Diocesano, ao iniciar a reunião, destacou a importância da família para a sociedade e conclamou toda Diocese a viver intensamente a Semana da Família. Em seguida, a Equipe Diocesana da Pastoral Familiar deu os encaminhamentos e sugestões para a vivência do Encontro Mundial das Famílias que acontece em Roma e ao qual nossa Diocese também estará unida e também para a Semana da Família.


Desde já você é chamado a preparar seu coração e sua família para viver esse momento forte de oração e reflexão. Fique atento a programação da sua paróquia e participe.