google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440

Rubiataba-Mozarlândia

Diocese de

Deus visitou seu povo: Papa nomeia Bispo para nossa Diocese



Nesta quarta-feira, 23 de setembro, memória litúrgica de São Pio de Pie Pietrelcina, às sete horas da manhã, os sinos da Catedral Nossa Senhora da Glória, em Rubiataba, anunciaram com grande alegria e júbilo a notícia tão esperada: após um ano e três meses de oração foi nomeado o 4º Bispo da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, Padre Francisco Agamenilton Damascena, do clero diocesano de Uruaçu.


A nomeação feita pelo Santo Padre, o Papa Francisco, foi anunciada pelo Bispo de Uruaçu, Dom Giovani Carlos Caldas Barroca juntamente com o Administrador Diocesano de Rubiataba-Mozarlândia, Monsenhor Vanildo Fernandes da Mota através de uma coletiva feita pelas redes sociais e rádios da Diocese.


Monsenhor Francisco Agamenilton Damascena assumirá a Diocese de Rubiataba-Mozarlândia vacante desde o dia 01 de julho de 2019, quando Dom Adair José Guimarães tomou posse como Bispo de Formosa. Em suas primeiras palavras transmitidas ao seu novo rebanho, o bispo eleito manifestou sua gratidão a Deus e a alegria pelo chamado da Igreja:

“Apresento-me a vocês como pobre pecador, alcançado pela misericórdia divina, com o coração aberto para partir em missão. Quero ser instrumento de Deus para que todos tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10,10)”.


Monsenhor Vanildo Fernandes da Mota, que desde o dia 04 de julho de 2019 é o Administrador Diocesano, manifestou sua alegria pela nomeação do novo bispo e o acolheu em nome de todo o povo de Deus.


A data da Ordenação Episcopal e da posse canônica ainda serão definidas e em breve divulgadas.


Biografia


Padre Francisco Agamenilton Damascena nasceu no dia 26 de junho de 1975 na cidade de Currais Novos – RN. Ele é filho de Agamenon Faustino Damasceno e Terezinha Rodrigues Damasceno, tem dois irmãos, sendo ele o filho mais velho, e quatro sobrinhos.


Os seus primeiros anos de vida foram vividos em Bodó – RN. Por causa do trabalho de seu pai no setor de mineração, sua família viveu em várias cidades. Foi batizado pelo Pe. Ausônio, no dia 27 de junho de 1976, na matriz da Paróquia de São João Batista, em Cerro Corá – RN. Padre Agamenilton foi catequisado por Dona Julieta e recebeu por primeira vez a Eucaristia no dia 26 de junho de 1983, na capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Vila Acauã, em Currais Novos, também das mãos de Pe. Ausônio.


Em outubro de 1985 sua família veio para Goiás e se instalou em Niquelândia. Nesta cidade Pe. Agamenilton viveu até o seu ingresso no Seminário. Concluiu o ensino fundamental no Centro Educacional CODEMIN, em 1989, e o curso técnico em Química na Escola Técnica Tocantins, em 1992. Trabalhou como instrutor de datilografia, assistente administrativo e office-boy. Seu encontro pessoal com Jesus Cristo se deu no tempo de preparação para a Crisma cuja catequista foi a senhora France. Foi crismado por Dom José Chaves, na capela Nossa Senhora d’Abadia, em Niquelândia – GO, no dia 21 de outubro de 1990. Neste tempo sua vida eclesial se deu na capela São Francisco de Assis, Paróquia São José, onde foi catequista, membro da pastoral vocacional e de grupo de jovens. Sua vocação sacerdotal foi despertada aos 16 anos de idade.


Com o auxílio de Frei James, OFMConv e Pe. Aldemir Franzin fez o discernimento vocacional e ingressou no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, em Brasília, no dia 21 de fevereiro de 1993. Posteriormente, em outubro de 1994, foi enviado por Dom José Chaves para o Collegio Internazionale Maria Mater Ecclesiae, em Roma. Concluiu o bacharelado e mestrado em Filosofia e o bacharelado em teologia no Pontificio Ateneo Regina Apostolorum.


Em 16 de setembro de 2000 foi ordenado diácono por Dom Jaime Vieira Rocha, na catedral de Caicó – RN. Em 19 de março do ano seguinte foi ordenado presbítero por Dom José Chaves, em Niquelândia. Seu ministério presbiteral transcorreu em várias missões: formador no Seminário, professor de Filosofia, Cúria, coordenações de pastorais e conselhos diocesanos, vigário, pároco e administrador diocesano.


Em 2013, Dom Messias dos Reis Silveira enviou Pe. Agamenilton para Roma a fim de fazer o doutorado em filosofia, na Pontificia Università Lateranense, concluído em 2016. Neste período ele morou no Collegio Sacerdotale Giovanni Paolo II e colaborou na Paróquia Santa Sinforosa, em Bagni di Tivoli. Sua Santidade, Papa Francisco, nomeou-o para bispo da diocese de Rubiataba-Mozarlândia – GO em 23 de setembro de 2020, memória de São Pio de Pietrelcina.

Arquivo
Tags

© 2014 por PASCOM RuMo. Resiolli/WIX.com

Tel - (62)3348-6187

dioceserumo@hotmail.com

Rua João Paulo II, Q. 08, L. 06 St Camões 

76700-000 Mozarlândia/GO