Tempo de solidariedade: ações da diocese em tempos de pandemia

A Palavra de Deus, no segundo livro de Crônicas recorda o desejo do Senhor, como Pai misericordioso, de que vir em auxílio daqueles que sofrem as tribulações: “se o meu povo, sobre qual foi invocado o meu nome, se humilhar, se procurar minha face para orar, se renunciar ao mau procedimento, escutarei do alto céu e sararei sua terra”. Desse modo, mesmo diante do tempo em que vivemos em função da Pandemia, para nós que somos o povo de Deus, esse é um tempo de espera e esperança.

Mesmo em meio a sombras e esperanças, nossa diocese tem caminhado com simplicidade e sobretudo com atenção aos mais necessitados que sofrem neste tempo de Pandemia. Isso tem gerado uma onda de solidariedade por meio de ações simples, mas manifestam o cuidado com irmãos mais vulneráveis.

Além das ações no campo de acompanhamento espiritual e psicológico, muitas paróquias tem desenvolvidos ações solidárias que visam o acompanhamento das famílias não só no sentido material, mas também no fortalecimento dos vínculos afetivos. Dentre as várias ações realizadas em nossas comunidades, podemos destacar algumas:

- A Paróquia de Nossa Senhora da Guia, em Araguapaz, promoveu uma campanha para confecção e distribuição de máscaras caseiras. A ação, como destaca o Pároco Padre Renato, ajudou as senhoras mais idosas, costureiras da comunidade, a sentirem-se parte importante no processo de volta das celebrações presenciais;

- A Paróquia de Nossa Senhora da Glória (Catedral de Rubiataba), realizou lives para arrecadação de fundos para manutenção da Casa de Recuperação Vida Nova e para a Sociedade de São Vicente de Paulo. Desse modo, além da assistência as famílias, valorizou-se os artistas da comunidade que tiveram oportunidade de divulgar seu trabalho e transmitir uma mensagem de esperança e paz.

- A Paróquia Imaculada Conceição de Morro Agudo, além das ações sociais também promoveu um trabalho de evangelização por meio da celebração de Missas em “Drive-Thru”. Padre Bruno, pároco da cidade, aproveitou a oportunidade para levar esperança as famílias que sentiam falta das missas presenciais.

- A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, paróquia rural do Distrito de Waldelândia, realizou também a distribuição de álcool gel para a comunidade indígena do Carretão. A ação foi importante para a conscientização da Comunidade Indígena sobre os cuidados em tempos de Pandemia.

- Todas as paróquias se empenaram no acompanhamento de famílias assistidas pelas pastorais Sociais com a entrega de cestas montadas graças a solidariedade de muitos irmãos.

São pequenas ações que mostram o quanto podemos ser fortes se estivermos unidos, mesmo no meio das tempestades. Em tempos de crise, precisamos confiar em Deus e darmos as mãos para juntos vencermos todos os desafios. Estamos distantes fisicamente, mas unidos espiritualmente.