Festa da Padroeira e Instituição de Ministério

A Paróquia Nossa Senhora da Glória, Catedral Diocesana de Rubiataba, celebrou a festa de sua padroeira no último dia de agosto. A Santa Missa, que foi presidida pelo Padre Lindemberg, Promotor Vocacional da Diocese, marcou também a instituição do Seminarista Bruno Almeida no Ministério do Acolitato.

O ministério do Acólito

O Acólito é instituído para ajudar o Diácono e para servir o Sacerdote. É sua função, portanto, cuidar do serviço do altar; auxiliar o Diácono e o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa; distribuir, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão. Pode ainda ser-lhe mandado, em circunstâncias extraordinárias, que exponha publicamente o Santíssimo Sacramento à adoração dos fiéis, e depois o reponha; não pode, porém, dar a bênção. Na medida em que for necessário, poderá também cuidar da instrução de outros fiéis que, por um encargo temporário, devam ajudar o sacerdote ou o diácono nas ações litúrgicas, levando o missal, a cruz, as velas, etc., ou exercendo outras funções deste gênero.