google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Diocese instala Comissão de Proteção ao Menor | Diocese de Rubiataba

Diocese instala Comissão de Proteção ao Menor

02/06/2020

O Administrador Diocesano, Monsenhor Vanildo Fernandes da Mota, assinou nesta segunda-feira (01), o decreto canônico que instala oficialmente a Comissão Especial para proteção de Crianças, Adolescentes e Pessoas em situação de vulnerabilidade. O serviço faz parte da rede católica internacional de Promoção e Tutela de Crianças, Adolescentes e Pessoas Vulneráveis da Santa Sé e foi instituído pelo Santo Padre, o Papa Francisco.

A Comissão mista é formada por representantes do clero, assessoria jurídica, psicológica e social e tem por objetivo auxiliar na prevenção e acompanhamento de casos suspeitos de abusos dentro do território diocesano.

Entre outras coisas, a comissão tem como responsabilidade:

- colaborar com o nos assuntos de prevenção a abusos de menores;

- estudar medidas de acolhimento, acompanhamento e ajuda às vítimas;

- acolher e estudar casos suspeitos proporcionando atendimento e acompanhamento psicossocial a vítima.

A iniciativa nasce do pedido do Papa Francisco, que publicou em 2019 uma Carta Apostólica, sob forma de motu próprio (de livre iniciativa do papa, sem consulta a uma comissão ou um cardeal), chamada Vos Estis Lux Mundi (Vós sois a luz do mundo, em latim), em que o Santo Padre expressa a determinação de todas as Dioceses no mundo colaborarem de forma efetiva no combate ao abuso de poder, consciência e sexual de menores e vulneráveis.

Os canais de comunicação da Comissão são abertos a todos. Qualquer pessoa pode procurar a comissão, mas vale lembrar que qualquer denúncia deve ser identificada: a pessoa deve fornecer nome, endereço, CPF e contato. Deve-se ressaltar também que a Comissão age com o mais absoluto sigilo.

A Diocese de Rubiataba-Mozarlândia roga a Deus que conduza com a sabedoria do Espírito Santo a recém nomeada comissão e suplica que pela intercessão da Virgem Maria, Senhora da Glória, Deus proteja nossa Igreja Diocesana de todos os males.

Contato:

E-mail: josearriel@gmail.com (Mons. José Modesto, Presidente da Comissão)

Telefone: (62) 99679-5073

Confira o Decreto, as Nomeações e regulamento da Comissão

Saiba mais:

- A Resposta da Igreja (Clique aqui)

- Pontifícia Comissão para Tutela dos Menores (Clique aqui)

- Carta Apostólica “VOS ESTIS LUX MUNDI” (Clique aqui