google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Dom Adair preside dedicação da Igreja Catedral | Diocese de Rubiataba

Dom Adair preside dedicação da Igreja Catedral

03/06/2019

Na manhã do dia 12 de maio de 2019, 4º Domingo da Páscoa, Dom Adair José Guimarães, Administrador Diocesano, presidiu sua última celebração na Igreja Catedral de Rubiataba. Durante a Missa solene aconteceu a dedicação da Igreja e consagração do altar.

No Antigo Testamento, quando Salomão termina a construção do grande templo em Jerusalém, há uma grande festa: o povo se reúne, os sacerdotes, juntamente com o Rei, dedicam aquela construção humana para ser a morada do Deus Altíssimo. Desse modo, a Igreja continua hoje a dedicar os templos - feitos pelas mãos humanas – como casa do Senhor do universo.

Durante a celebração foi consagrado também o altar, centro da vida litúrgica da Igreja, onde o pão e o vinho se tornam Corpo e Sangue do Senhor. No rito, o bispo unge o altar com o óleo do Santo Crisma, o mesmo usado nas ordenações e na crisma. Também as cruzes das paredes são ungidas, como sinal de que ali habita o Espírito Santo de Deus. No altar foi depositada uma relíquia de Santa Terezinha do Menino Jesus.

Na homilia, Dom Adair destacou a profundidade e importância espiritual desse momento para a vida da comunidade. Lembrou que a Catedral é a mãe de todas as Igrejas da Diocese, o que torna ainda mais sublime e importante esse momento da dedicação.