google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Dom Adair completa 11 anos de vida episcopal | Diocese de Rubiataba

Dom Adair completa 11 anos de vida episcopal

17/05/2019

Neste dia 17 de maio, Dom Adair José Guimarães, Administrador Diocesano de Rubiataba-Mozarlândia, completa 11 de ministério episcopal.

Terceiro bispo diocesano de Rubiataba-Mozarlândia, Dom Adair, hoje bispo nomeado de Formosa, nasceu no município de Mara Rosa, interior de Goiás e foi ordenado sacerdote pelo clero da Diocese de Uruaçu. Como bispo diocesano destacou-se pela organização canônica, administrativa e pastoral. Nos meios de comunicação, impulsionou o trabalho da Pascom (Pastoral de Comunicação) e realiza um grande trabalho de evangelização através do Programa “Oração da Manhã”.

Eleição episcopal

No dia 13 de fevereiro recebeu um telefonema do Núncio Apostólico, Dom Lorenzo, pedindo que fosse a Brasília para um comunicado. A audiência foi marcada para o dia 15 do mesmo mês. O Senhor Núncio lhe comunicou que o Santo Padre Bento XVI o havia nomeado bispo da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia. Padre Adair deu seu assentimento positivo, por escrito. A nomeação ficou resguardada pelo sigilo pontifício até o dia 27 de fevereiro, quando a Santa Sé fez a publicação oficial.

Anúncio da nomeação

No dia 27, pela manhã, Dom Messias Reis, Bispo de Uruaçu, convidou o nomeado, vários sacerdotes, religiosas e leigos para uma oração matinal na Catedral Imaculado Coração de Maria, em Uruaçu. Após a oração Dom Messias fez o anúncio, o bispo eleito fez uso da palavra e agradeceu o apoio de Dom Messias e pediu as orações de todos os presentes em favor de sua missão.

Sagração e posse

A sagração aconteceu no dia 17 de maio, sábado, às 15:00 horas na quadra coberta do Seminário São José de Uruaçu pelas mãos de Dom José Silva Chaves, Bispo Emérito de Uruaçu e pelos consagrantes Dom Messias de Uruaçu e Dom José Carlos, administrador apostólico de Rubiataba. A posse, como terceiro bispo de Rubiataba-Mozarlândia aconteceu no dia 25 de maio de 2008 às 09:00 na Catedral de Rubiataba. A posse foi dada por Dom Washington Cruz, Arcebispo de Goiânia.

Transferência para Formosa

Na manhã do dia 27 de fevereiro o Santo Padre Papa Francisco nomeou Dom Adair José Guimarães para a Diocese de Formosa.