google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Clero Diocesano realiza exercícios espirituais | Diocese de Rubiataba

© 2014 por PASCOM RuMo. Resiolli/WIX.com

Tel - (62)3348-6187

dioceserumo@hotmail.com

Rua João Paulo II, Q. 08, L. 06 St Camões 

76700-000 Mozarlândia/GO

Rubiataba-Mozarlândia

Clero Diocesano realiza exercícios espirituais

18/03/2019

O Clero Diocesano esteve reunido entre os dias 11 e 15 de março para exercícios espirituais. O retiro aconteceu na cidade de Anápolis e teve como pregador Dom Eduardo Malaspina, Bispo auxiliar da Diocese de São Carlos/SP. 

 

Dom Eduardo iniciou as meditações a partir da experiência de Adão no livro de Gênesis, destacando que no retiro cada um faz a experiência de descer no mais profundo do poço existencial. Usando da experiência de Adão após o pecado, quando se esconde e Deus vai à sua procura, o bispo enfatizou que o homem tenta constantemente fugir de Deus:

 

Na situação de Adão, a humanidade é tentada a fugir de Deus, se escondendo. O horizonte humano é constituído de limites e fragilidades: tu és pó! O homem é "Adão", isto é, feito do barro, da terra. Faz-se necessário reconciliar-se com essa realidade de fragilidade para reconhecer a necessidade de voltar para Deus. 

 

O bispo lembrou ainda a experiência do profeta Jonas: um homem escolhido e chamado por Deus, mas que não quer assumir sua missão e foge para longe da face do Senhor. Dom Eduardo destacou que no ventre do peixe Jonas faz um encontro consigo mesmo, vive uma profunda reflexão sobre sua fuga de si mesmo. 

 

Jonas reconhece que não pode mais fugir de Deus, precisa entrar no inconsciente, naquilo que tenta esconder de si mesmo, abafar em sua própria vida. Há um mergulho profundo para descobrir quem ele é de verdade. Quando o homem se esconde dos olhos de Deus, se esconde de si mesmo. Quanto mais verdadeiro se é consigo mesmo, mais calmaria encontrará. 

 

Durante o retiro aconteceram, além dos momentos de pregação e da Santa Missa, momentos fortes como a Adoração ao Santíssimo Sacramento, Via Sacra e Celebração Penitencial. 

 

Ao término do retiro, Dom Eduardo lembrou que é preciso que cada um resgate o projeto de vida de santidade para se configurar a Cristo, o Bom Pastor misericordioso, exemplo para a vida sacerdotal. 

Tags:

Please reload

October 29, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload