google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440
top of page

Rubiataba-Mozarlândia

Diocese de

Matrinchã prepara celebração de 25 anos da Paróquia

A Paróquia de Santa Luzia, na cidade de Matrinchã, esteve em festa no último dia 13 de dezembro. Dom Adair José Guimarães, bispo diocesano, presidiu a Santa Missa em comemoração ao dia da padroeira da cidade. Na mesma ocasião conferiu o sacramento do Crisma a jovens e adultos.

Abertura do jubileu

A Santa Missa marcou também a abertura do jubileu de prata que celebra a criação da Paróquia de Santa Luzia de Matrinchã. Para marcar o ano jubilar estão previstos diversos eventos que deverão celebrar os 25 anos de instalação da paróquia, dentre eles a Jornada Diocesana da Juventude.


História de fé

Matrinchã é o nome de um peixe que nomeia também um córrego que está a 70 km de Aruanã. O lugarejo recebeu inicalmente o nome de Santa Luzia do Matrinchã devido a devoção do povo.


Na região havia vários habitantes espalhados, em pequenas propriedades que viviam de modo precário, sem nenhuma assistência. Após algumas visitas do Padre Costa, Vice-Provincial dos Redentoristas de Goiás, e das Irmãs Cristina, Dionísia e Isaura, da comunidade de Aruanã, o povo foi se unindo e construíram uma escola e uma capela à beira da estrada, onde o povo, aos poucos foi se aglomerando.


Tornou-se paroquia a 08 de agosto de 1993, tendo como primeiro pároco Padre Antônio Borges de Souza. Hoje, à frente da comunidade está o Padre João Paulo, da Diocese de Anápolis que tem se empenhado em atender as diversas comunidades que fazem parte da paróquia. As Irmãs Franciscanas da Divina Misericórdia colaboram na missão no Distrito de Lua Nova.

Inauguração da Igreja Matriz em 1992

Arquivo
Tags
bottom of page