google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Divulgado o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2019 | Diocese de Rubiataba

Divulgado o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2019

02/10/2018

O tema, escolhido pelo Papa Francisco, “sublinha a importância de restituir à comunicação uma perspectiva ampla, baseada na pessoa, e enfatiza o valor da interação entendida sempre como diálogo e oportunidade de encontro com o outro”.

Cidade do Vaticano

Foi divulgado, neste sábado (29/09), o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2019: “Somos membros uns dos outros (Ef 4,25). Das comunidades às comunidades”.

O tema, escolhido pelo Papa Francisco, “sublinha a importância de restituir à comunicação uma perspectiva ampla, baseada na pessoa, e enfatiza o valor da interação entendida sempre como diálogo e oportunidade de encontro com o outro”, informa uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Natureza das relações na Internet

Com esse tema, “pede-se uma reflexão sobre o estado atual e sobre a natureza das relações na Internet a fim de recomeçar da ideia de comunidade como rede entre as pessoas em sua totalidade”.

Algumas tendências “prevalentes nas redes sociais nos colocam diante de uma pergunta fundamental: até que ponto podemos falar de comunidade verdadeira diante das lógicas que caracterizam algumas comunidades nas redes sociais? A metáfora da rede como comunidade solidária exige a construção de um nós, baseado na escuta do outro, no diálogo e, consequentemente, no uso responsável da linguagem”.

Internet seja um lugar rico em humanidade

Em sua primeira mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 2014, recorda a nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa Francisco fez um apelo a fim de que a Internet seja “um lugar rico em humanidade, não uma teia de fios, mas de pessoas humanas”.

A escolha do tema da Mensagem de 2019 confirma a “atenção do Papa Francisco para os novos ambientes de comunicação, em particular, para as Redes Sociais onde o Pontífice está presente em primeira pessoa com a conta @Pontifex no Twitter e o perfil @Franciscus no Instagram”.