google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Nos passos de Francisco – Diocese realiza retira para o clero | Diocese de Rubiataba

© 2014 por PASCOM RuMo. Resiolli/WIX.com

Tel - (62)3348-6187

dioceserumo@hotmail.com

Rua João Paulo II, Q. 08, L. 06 St Camões 

76700-000 Mozarlândia/GO

Rubiataba-Mozarlândia

Nos passos de Francisco – Diocese realiza retira para o clero

24/07/2018

 

O Clero da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, juntamente com seu bispo, Dom Adair José Guimarães, esteve reunido para realizar o retiro canônico, entre os dias 02 e 14 de julho. Este ano o retiro foi conjugado com uma experiência de peregrinação por lugares santos na espiritualidade da Igreja.

 

 

A primeira parte do retiro aconteceu em Assis, cidade natal de São Francisco e Santa Clara, onde, sob a orientação dos franciscanos Frei Dom e Frei Rogério, os sacerdotes puderam mergulhar um pouco na espiritualidade da vida e simplicidade do Santo de Assis.

 

Uma travessia necessária

Frei Rogério, iniciando as meditações, lembrou ao clero que “há momentos na vida em que é necessário fazer uma travessia, que pode ser uma travessia espacial ou uma mudança radical na vida”. São Francisco, lembrou o Frei, também realizou uma forte travessia na sua vida, pois inicialmente, como jovem filha de uma família proeminente de Assis deixa tudo para abraçar livremente a pobreza.

 

Com essa reflexão, o franciscano lembrava que todo tempo de retiro é também um momento especial para um novo processo de travessia na vida espiritual de cada pessoa e de modo ainda mais particular na vida de um sacerdote.

Visita a Igreja de São Damião onde São Francisco ouviu do crucifixo "Vai e repara minha Igreja

 

O processo da crise

Uma das experiências mais profundas de São Francisco foi o encontro com um leproso. Tal experiência muda completamente a vida do jovem Francisco que decide consagrar-se inteiramente numa vida a Deus. Frei Rogério destacou que, no mesmo período, muitos grupos se formaram para viver uma vida de simplicidade, porém afastados da Igreja. São Francisco, por sua vez, se coloca de joelhos diante da Igreja: reconhece, mesmo com as dificuldades de seu tempo, que a Igreja é o caminho.

 

De Francisco de Assis a Francisco de Fátima

Dom Adair preside a oração do Santo Terço e procissão das velas em Fátima

 

A peregrinação do Clero, que teve início em Assis continuo com a visita e Santa Missa na cidade de Cássia, onde viveu Santa Rita, exemplo de esposa, mãe e religiosa. Em seguida, em Roma, aconteceu a visita as basílicas papais e participação da oração no Ângelus na Praça de São Pedro, com o Papa Francisco. A peregrinação terminou na cidade de Fátima com a Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Oração do Terço na Capelinha das Aparições onde Lúcia, Jacinta e Francisco viram a Virgem Maria.

 Visita a basílica papal de São Francisco de Assis

 Santa Missa na Igreja Santo Espírito em Sassia, Roma

 

 

 

Please reload

October 29, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload