google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Corpus Christi: celebração da unidade e de fé. | Diocese de Rubiataba

Corpus Christi: celebração da unidade e de fé.

04/06/2018

Dom Adair José Guimarães presidiu, na manhã de quinta-feira (31 de maio), a Santa Missa da Solenidade do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Paróquia Jesus Bom Pastor, em Rubiataba.

Sacramento da Unidade

A Santa Missa foi concelebrada pelos padres Weber, Alexandre e Monsenhor Vanildo, contando ainda com a participação de numerosos fiéis das duas paróquias da cidade: Jesus Bom Pastor e Nossa Senhora da Glória. Durante a homilia, o bispo diocesano ressaltou o caráter de unidade da Festa de Corpus Christi, motivo pelo qual há, nas cidades com mais de uma paróquia, uma só procissão, pois a Eucaristia faz a Igreja e é sinal da união do povo de Deus.

Tapetes de serragem

Durante toda noite os fiéis das duas paróquias prepararam as ruas da cidade para a passagem do Santíssimo Sacramento. Os tapetes de serragem transformaram o trajeto entre a Paróquia Jesus Bom Pastor e Catedral em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. A riqueza de detalhes e a alegria dos jovens na confecção dos tapetes foi contagiante.

Os tapetes são um sinal do coração que se enfeita para Jesus poder passar, um trabalho que reflete o amor e gratidão de cada um a Jesus pela sua doação total na Eucaristia.

Ao final da celebração, a procissão com Jesus Sacramentado seguiu até a Igreja Catedral onde aconteceu a benção sobre o povo, sobre a cidade e sobre todo Brasil.

Origem da festa

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja.