google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Procissão da Penitência: história e tradição | Diocese de Rubiataba

© 2014 por PASCOM RuMo. Resiolli/WIX.com

Tel - (62)3348-6187

dioceserumo@hotmail.com

Rua João Paulo II, Q. 08, L. 06 St Camões 

76700-000 Mozarlândia/GO

Rubiataba-Mozarlândia

Procissão da Penitência: história e tradição

09/03/2018

O dia ainda não clareou, a lua ainda brilha no céu e a cidade está deserta. Uns poucos trabalhadores madrugaram para cuidar da limpeza das ruas. Aos poucos, ao longe ecoam as vozes que ressoam em cantos e orações: é quaresma, é Sexta-feira, é dia de procissão da penitência. 

 

Há décadas este ritual se repete em todo território da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, de modo a haver uma identificação quase imediata: tempo quaresmal é sinônimo de procissão da penitência pelas ruas da cidade toda sexta-feira. 

 

Talvez você seja um fiel participante dessa caminhada quaresmal. Ou talvez não. Mas poucos sabem como essa devoção popular e tão bonita foi implantada aqui, neste solo goiano, nesta porção escolhida do povo de Deus. 

 

A quaresma, por ser um tempo de forte apelo a mudança de vida e conversão pessoal, por si só já é um forte apelo para a penitência. Neste tempo, a Igreja nos recomenda como exercícios espirituais o jejum, a caridade e a oração. As procissões ajudam a fomentar a devoção e a aproximação do coração humano ao coração de Deus. 

 

Mas ainda existe um significado muito bonito para a procissão penitencial. No início de nossa história como Diocese, Dom Juvenal Roriz, primeiro bispo, homem de fé e desbravador, vendo a dificuldade na formação de sacerdotes e agentes de pastoral, fez o pedido que, no tempo quaresmal, toda diocese se unisse em oração pedindo pelas vocações sacerdotais, religiosas e pelo crescimento da fé do povo. 

 

Ainda hoje esse pedido de Dom Roriz continua atual. A messe é grande, mas poucos são os operários. Cada vez mais há necessidade de se suplicar ao Pai operários que se disponham a evangelizar os corações e anunciar Jesus. 

 

Que nossa penitência, de coração sincero, possa alcançar para a Igreja muitas e santas vocações. 

Tags:

Please reload

October 29, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Tags