Diocese reflete sobre a importância da Iniciação á Vida Cristã

Aconteceu nos dias 19 e 21 de fevereiro, em Rubiataba, o curso de atualização para o clero. Este ano o tema de estudo foi o documento 107, da CNBB, que trata da “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”.

A formação ministrada por Dom Waldemar Passini Dalbello, bispo de Luziânia. Participaram do encontro, além dos sacerdotes, as religiosas e consagradas da diocese e leigos de diversas pastorais, principalmente da catequese de iniciação à vida cristã.

Para Dom Waldemar, o documento de estudo sobre a Iniciação à vida cristã é como a locomotiva de um trem que puxa os demais vagões para frente: a locomotiva é a catequese de inspiração catecumenal e os vagões as demais pastorais. Comparando a vida de alguém que se coloca no caminho catequético com a vida dos discípulos, o bispo chamou atenção para o processo natural que deve existir na vida do sujeito: “há um processo de adesão na vida dos discípulos, como também na vida do iniciado que precisa passar pelo batismo, crisma e eucaristia para completar sua jornada”.

Diante dos desafios do mundo moderno, lembrou que “não é a Igreja que está em mudança, mas o mundo, a família, a escola e diante disso, a Igreja responde para ajudar o homem de hoje a encontrar Jesus mais facilmente”. Falando da necessidade de uma verdadeira conversão pastoral, Dom Waldemar destacou que o mundo mudou, mas o modo da catequese falar de Jesus continua como nos tempos em que a sociedade era católica como um todo. Nesse sentido, a necessidade é de mudança de relações e não só no método de transmissão de conteúdo.

Toda essa reflexão serve para poder lançar luzes e esperanças sobre o futuro da Igreja, que passa necessariamente por um processo de iniciação à vida cristã eficaz e que ajude com que nossas crianças, jovens e adultos possam fazer um verdadeiro encontro com Nosso Senhor Jesus Cristo.

Você pode baixar o material da formação AQUI.