Um encontro marcante, uma foto profética!

A Prelazia de Rubiataba é um dos primeiros frutos do Concílio Vaticano II que sinalizou um novo dinamismo para a Igreja de Nosso Senhor Jesus e a impulsionou a enfrentar os desafios, as mudanças e exigências dos tempos modernos. O Papa Paulo VI, ao acolher as decisões e propostas do Concílio, assumiu o desafio de oxigenar as estruturas e a ação da Igreja com o sopro do Espírito Santo. Assim, ele concebeu o projeto de criar novas circunscrições eclesiásticas nos países e continentes em desenvolvimento, especialmente na América Latina. Desse seu projeto impulsionado pelo Concílio criou, aos 11/10/1966 algumas dioceses e prelazias no interior do Estado de Goiás (então Goiás e Tocantins), dentre elas a Prelazia de Rubiataba, com a Bula Pontifícia De animorum utilitate.

Para a implantação da Prelazia o Papa convocou e enviou a Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) e nomeou seu primeiro bispo prelado o superior vice-provincial da Vice-Província Redentorista de Brasília, Pe. Juvenal Roriz, goiano da Cidade de Goiás.

Aos 25/11/1979 a Igreja nos enviou o nosso segundo Bispo, o redentorista Pe. José Carlos de Oliveira, então superior provincial da Província Redentorista de São Paulo. Naquele mesmo ano de 1979, a 18 de abril, pelo Decreto Cum Urbis vulgo Mozarlândia, a Santa Sé alterou nossa configuração de Prelazia de Rubiataba para Prelazia de Rubiataba–Mozarlândia, dotando nossa Igreja de uma segunda sede em Mozarlândia e elevando a Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Mozarlândia, ao status de Co-Catedral. Aos 16/10/1979, pela Bula Cum Praelatura, do Papa João Paulo II a Prelazia foi elevada a Diocese de Rubiataba-Mozarlândia.

Na foto vemos Dom Juvenal Roriz, bispo prelado de Rubiataba ao lado de Paulo VI, Papa que instituiu a Prelazia de Rubiataba e Padre Carlinhos, superior dos Redentoristas que viria a ser o segundo bispo da Diocese.

Um encontro marcante, uma foto profética!