google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Jornada de Comunicação terá como sede Rubiataba | Diocese de Rubiataba

Jornada de Comunicação terá como sede Rubiataba

10/10/2017

88 comunicadores, de dez dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB, participaram no fim de semana, dias 6 a 8 de outubro, da Jornada da Comunicação 2017, cujo tema de reflexão foi, “Testemunho digital: um chamado para todos”, em sintonia com o Ano Vocacional Mariano, compromisso proposto pelo regional neste ano

Testemunho digital: um chamado para todos

A principal palestra foi conferida pelo doutor em Ciências da Comunicação, prof. Moisés Sbardelotto, que disse ser importante aproveitar em nossos dias, “as estradas digitais”, para promover uma comunicação cristã, que gera vida. “As redes sociais digitais, como ambientes de construção da vida social, podem ser também ambientes de testemunho cristão a partir da nossa presença, que deve expressar o que somos e aquilo em que acreditamos”, disse. Sbardelotto também orientou os caminhos desse testemunho: “positivo, cheio de amor, alegre e surpreendente”, pontuou.

O assessor também falou sobre o tema “responsabilidade dos cristãos nas redes sociais”. De acordo com o professor, é fundamental que os cristãos comunicadores saibam como usar as redes sociais, de modo que sigam os passos de Jesus. Ele apontou ainda erros graves que precisamos sempre buscar fugir ou corrigir. “Dentre os maiores pecados da mídia estão a desinformação, a difamação e a calúnia. Esses dois últimos são graves, mas não tão perigosos como o primeiro. Desinformar é dizer a metade do conteúdo, aquilo que é mais conveniente para mim, e não dizer a outra parte”, disse Sbardelotto, citando palavras do papa Francisco

Comunicadores a serviço do Reino

Durante o encontro, o presidente do Regional Centro-Oeste, Dom Messias dos Reis Silveira, presidiu duas missas, nas quais ele pediu que os comunicadores se coloquem a serviço do Reino de Deus e convertam os seus corações. “Quem escuta a Palavra de Deus não a rejeita e a coloca em prática”, declarou. Ele também rezou missa em honra a Nossa Senhora do Rosário, cuja festa foi celebra no dia 7. ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo’. “Assim foi a saudação do anjo à Maria. Nesta manhã, o Senhor também nos visita e nos pede que nos alegremos, pois ele está conosco. Essa é a comunicação que todo comunicador precisa levar às pessoas”, motivou.

A vocação do comunicador

Dando continuidade ao tema vocacional proposto na jornada, Dom Messias e Padre Delton Filho, da Diocese de Uruaçu, desenvolveram reflexão sobre a vocação do comunicador, que primeiro deve ser de escuta: “ouvir o que Deus nos fala” e segundo, observar o próximo: “atitudes, gestos, expressões faciais e o olhar das pessoas”. “Essa é a vocação do comunicador”, explicou o bispo. Ao afirmar que todos os fiéis batizados são chamados a ser comunicadores, ele fez os seguintes questionamentos: “precisamos sempre nos perguntar: ‘o que eu quero ser como comunicador? Onde Deus me quer? Como Deus me quer?’”. Padre Delton deu continuidade ao tema destacando a graça do encontro. “Toda vocação é fruto de um encontro. Nós precisamos encontrar o código de comunicar de Cristo, para evangelizar melhor”, afirmou.

Rubiataba, sede da próxima Jornada

No domingo (8), a Santa Missa de encerramento foi presidida pelo bispo diocesano de Anápolis, Dom João Wilk. Ele focou a reflexão no tema da liturgia do 27º Domingo do Tempo Comum, perguntando aos presentes se, como frutos da vinha do Senhor, estavam sendo frutos bons ou frutos selvagens. Ele terminou a sua homilia lembrando que “Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida”.

O coordenador regional da Pascom, irmão Diego Joaquim, concluiu o encontro com o anúncio da próxima Jornada, que acontecerá ano que vem em Rubiataba (GO), Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, de 19 a 21 de outubro.

Padre Renato Oliveira, assessor diocesano da Pastoral de Comunicação, destaca que "os desafios são muitos, mas a Pascom está preparada para enfrentar todos eles e crescer cada vez mais evangelizando por todos os meios possíveis, pois essa é a missão que de Deus recebemos e assumimos com amor".

Confira o vídeo promocional da Pascom Diocesana:

Fotos: Rudger Remígio/Arquidiocese de Goiânia/Informações: Marcos Paulo Mota