google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Jubileu dos Seminários | Diocese de Rubiataba

© 2014 por PASCOM RuMo. Resiolli/WIX.com

Tel - (62)3348-6187

dioceserumo@hotmail.com

Rua João Paulo II, Q. 08, L. 06 St Camões 

76700-000 Mozarlândia/GO

Rubiataba-Mozarlândia

Jubileu dos Seminários

18/09/2017

O arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, anunciou na manhã da última sexta-feira (15) que, por mandado do Santo Padre Francisco, a Penitenciaria Apostólica concedeu um tempo jubilar de celebrações especiais, por ocasião do Ano Jubilar, para promoção das vocações.
A intenção do Ano é suscitar um grande impulso para o chamado, o crescimento e o amadurecimento das sagradas vocações, sendo essas um dom do amor misericordioso do Sumo e Eterno Sacerdote para com sua Igreja. 

 

 

 

A abertura aconteceu na Celebração Eucarística de dedicação da Capela e comemoração pelos 157 anos do Seminário Arquidiocesano Santa Cruz e 11 anos do Instituto Santa Cruz. 

 

A IDEIA

 

A ideia de proclamar um Jubileu dos Seminários surgiu durante o terço Vocacional de Agosto/2017, que acontece todo primeiro sábado do mês na Capela do Seminário Santa Cruz. Ao final da celebração Eucarística daquele dia, Dom Washington Cruz teve uma ideia de solicitar um Ano Jubilar ao Vaticano com o intuito de dar uma guinada na vida dos seminaristas. 

 

VIAGEM À APARECIDA - SP

 

Empolgados com o ano Jubilar, os seminaristas  partiram no dia 31 de Agosto para uma Romaria à Aparecida - SP junto à Arquidiocese de Goiânia. Lá, tiveram a oportunidade de rogar à Mãe Aparecida pelo Ano Jubilar que iniciaria. 

 

 

 

Confira o Decreto do Ano Jubilar abaixo:

 

Decreto

 

DOM WASHINGTON CRUZ,
por mercê de Deus e da Santa Sé
ARCEBISPO METROPOLITANO DE GOIÂNIA

 

Considerando os Rescritos, Prot. n. 1044/17/I e 1045/17/I, de 11 de agosto de 2017, nos quais, por mandado do Santo Padre Francisco, a Penitenciaria Apostólica concedeu um tempo jubilar de celebrações especiais por ocasião do Ano Jubilar para promoção das vocações em Goiânia, a fim de suscitar um grande impulso para o chamado, o crescimento e o amadurecimento das sagradas vocações: sendo essas um dom do amor misericordioso do Sumo e Eterno Sacerdote para com sua Igreja,

 

COMUNICA

 

que este período irá do dia 15 de setembro de 2017 até o dia 15 de setembro de 2018;
que receberão Indulgência Plenária os reitores, diretores, professores e alunos dos três seminários e os demais fiéis que, com ânimo desapegado de qualquer pecado, cumprirem as condições habituais:

 

• Confissão sacramental;

 

• Comunhão eucarística;

 

• Oração segundo as intenções do Santo Padre;
 

e a obra prescrita:

 

• Visitar como peregrinos uma capela anexa aos seminários Interdiocesano São João Maria Vianney, propedêutico Santa Cruz e menor São João Paulo II;
 

• Participar ali dos sacros ritos ou pelo menos ficar em meditação por um tempo razoável e rezar a Jesus Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, pelos sacerdotes da Igreja, para que os santifique e os faça segundo seu Coração
 

• Concluir com o Pai-Nosso, a Profissão de Fé e invocações ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria.  


Os idosos, os doentes e todos aqueles que, por grave motivo estiverem impedidos de comparecer, poderão obter igualmente a indulgência plenária se, com completo desapego do coração de qualquer pecado e com intenção de cumprir o quanto antes as três condições habituais, se juntarem espiritualmente às celebrações jubilares, oferecendo suas preces e seus sofrimentos a Deus misericordioso por meio de Maria.   
 
A obtenção desta indulgência plenária é aplicável como sufrágio também pelas almas do purgatório, a ser lucrada pelos fiéis sinceramente arrependidos.
Comunica que dará a bênção papal com Indulgência Plenária para todos os fiéis que participarem da Missa por ele presidida, em 15 de setembro de 2018, encerramento do ano jubilar e 1º aniversário da dedicação da nova capela do Seminário Santa Cruz, propedêutico para todas as dioceses da Província; em 22 de outubro de 2017, data em que será abençoada a Casa para as Vocações São João Paulo II e Seminário menor por toda a Província Eclesiástica; em 23 de fevereiro de 2018, data em que será celebrado o trigésimo quinto aniversário da criação do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney.

Os fiéis que receberem com devoção a bênção papal, mesmo sem poder participar fisicamente dos ritos sagrados, por alguma circunstância razoável, poderão lucrar a indulgência plenária, segundo a norma da lei, desde que acompanhem em união espiritual os mesmos ritos transmitidos ao vivo pela televisão ou pelo rádio.    
Portanto, a fim de que o acesso à obtenção da graça divina, através das chaves da Igreja, se cumpra mais facilmente por meio da caridade pastoral, exorta que os sacerdotes, dotados das faculdades para ouvir as confissões, com ânimo disponível e generoso, se dediquem à celebração do sacramento da penitência nas capelas dos seminários. 

Dada em Goiânia, na sede da Cúria Metropolitana, aos 14 dias do mês de setembro de 2017.

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

 

   Pe. Warlen Maxwell Silva Reis
Chanceler

 

Livro Decreto n. XI
Doc. 24
Goiânia, 14/09/2017

 

 

Fonte: Arquidiocese de Goiânia

 

Please reload

October 29, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Tags