Forania Nossa Senhora da Glória realiza encontro de Ministros da Comunhão

A Forania de Nossa Senhora da Glória realizou no último domingo (02) o encontro de formação e espiritualidade para os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. Este ano a Paróquia de Nossa Senhora da Glória, de Rubiataba sediou o encontro que contou com a participação de diversos Ministros da Comunhão das diversas paróquias que fazem parte da Forania.
O Bispo Diocesano, Dom Adair José Guimarães, conduziu o momento catequético e formativo e ao final do encontro presidiu a Santa Missa na Igreja Catedral.
Você sabia?
Até 1969 somente o ministro ordenado podia distribuía a Sagrada Comunhão aos fiéis. Isso porque a distribuição da Eucaristia é um oficio reservado aos diáconos, sacerdotes e bispos.
Em 30/04/1969, pela Instrução Imensae Charitatis e pelo Motu Próprio de Paulo VI Ministeria Quedam se confere tal faculdade também ao acólito, como ministro extraordinário.
A partir do Vaticano II cresce a adesão dos fiéis à Sagrada Comunhão, bem como a necessidade de que Jesus Eucarístico seja levado também aos enfermos.
Diante disso, as Conferências Episcopais solicitam a Santa Sé (ao Papa) a permissão de designarem ministros extraordinários para a distribuição da Sagrada Comunhão.
[if ppt] [endif]
A Instrução acerca de algumas questões sobre a colaboração dos fiéis leigos no sagrado ministério dos sacerdotes define a missão do Ministro Extraordinário da Comunhão: "Trata-se de um serviço litúrgico que responde a necessidades objetivas dos fiéis, destinado sobretudo aos enfermos e às assembleias litúrgicas nas quais são particularmente numerosos os fiéis que desejam receber a sagrada comunhão".
Não diferença entre receber a comunhão com o Sacerdote ou com o Ministro extraordinário, já que a Eucaristia é o mesmo Jesus Cristo vivo, seja nas mãos do Sacerdote ou do fiéis leigo que coloca sua vida à serviço do Ministério.