CNBB convoca Jornada de Oração pelo Brasil

BRASILIA, 12 Jun. 17 - Os bispos brasileiros convocaram todas as comunidades, paróquias, dioceses e regionais do país a se unir na próxima quinta-feira, dia de Corpus Christi, em uma Jornada de Oração pelo Brasil.

A inciativa foi anunciada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), após o Conselho Episcopal de Pastoral (Consep) refletir sobre a atual situação do Brasil durante a sua última reunião nos dias 30 e 31 de maio.

De acordo com o secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, esta Jornada será uma oportunidade para que os cristãos prestem esse serviço ao país, em um momento de tantas incertezas, corrupção e injustiças, numa data tão simbólica em que a Igreja celebra a presença singela, próxima, alimentadora e esperançada de Jesus na Eucaristia.

Para esta ocasião, a entidade divulgou uma oração intitulada “A verdadeira paz começa no seu coração”. Em um dos trechos, expressa-se que “estamos indignados, diante de tanta corrupção e violência que espalham morte e insegurança”.

“Pedimos perdão e conversão. Cremos no vosso amor misericordioso que nos ajuda a vencer as causas dos graves problemas do País: injustiça e desigualdade, ambição de poder e ganância, exploração e desprezo pela vida humana”.

Na oração, recorda-se ainda que “Vosso filho Jesus está no meio de nós, no Santíssimo Sacramento, trazendo-nos esperança para caminhar” e pede-se que “a comunhão eucarística seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas”.

A seguir, confira a íntegra da oração proposta pela CNBB para a Jornada de Oração pelo Brasil:

A verdadeira paz começa no seu coração

Diante do grave momento vivido por nosso país, dirijamos nossa oração a Deus, para que dê a paz ao Brasil e ao mundo inteiro. “Reconhecemos a necessidade de rezar constantemente pela paz, porque a oração protege o mundo e o ilumina. A paz é o nome de Deus”. (Papa Francisco)

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vivemos um momento triste, marcado por injustiças e violência. Necessitamos muito do vosso amor misericordioso, que nunca se cansa de perdoar, para nos ajudar a construir a justiça e a paz, em nosso país.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Estamos indignados, diante de tanta corrupção e violência que espalham morte e insegurança. Pedimos perdão e conversão. Cremos no vosso amor misericordioso que nos ajuda a vencer as causas dos graves problemas do País: injustiça e desigualdade, ambição de poder e ganância, exploração e desprezo pela vida humana.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejam atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Que a política esteja, de fato, a serviço da pessoa e da sociedade e não dos interesses pessoais, partidários e de grupos!

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vosso Filho, Jesus, nos ensinou: “Pedi e recebereis”. Por isso, nós vos pedimos confiantes: fazei que nós, brasileiros e brasileiras, sejamos artesãos da paz, iluminados pela Palavra e alimentados pela Eucaristia.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vosso filho Jesus está no meio de nós, no Santíssimo Sacramento, trazendo-nos esperança e força para caminhar. A comunhão eucarística seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Seguindo o exemplo de Maria, queremos permanecer unidos a Jesus Cristo, que convosco vive, na unidade do Espírito Santo. Amém!

(Pai nosso! Ave, Maria! Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!)