Igreja no Brasil realiza Campanha da Solidariedade

No último dia 9, Domingo de Ramos, a Igreja Católica no Brasil realizou em todo país a Coleta Nacional da Solidariedade, uma ação prevista pela Campanha da Fraternidade (CF), que este ano propõe o aprofundamento e ações concretas em torno do tema do meio ambiente, com destaque para os biomas brasileiros.

Bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos, agentes de pastoral, colégios católicos e movimentos eclesiais são os principais motivadores e animadores dessa coleta.

Segundo o Bispo auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Steiner, Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a conversão, movimento proposto para o período da Quaresma, exige passos concretos. “A Coleta Nacional de Solidariedade”, destaca o prelado, “permite aos católicos de ajudar os pobres e colaborar na continuidade do cuidado com a obra da criação”.

A cada ano, com o recurso arrecado, a CNBB apoia pequenos projetos em todo país relacionados à temática proposta pela CF. Em 2017, serão apoiados pequenos projetos que têm como foco o tema do meio ambiente e a sustentabilidade. Em 2016, foram arrecadados para o Fundo Nacional R$ 5.879.109,88. De 2012 a 2015, 1.067 projetos de desenvolvimento local e solidariedade foram apoiados em todo o país pela CNBB. Fundo de Solidariedade

O resultado integral das coletas realizadas nas celebrações do Domingo de Ramos, coleta da solidariedade, com ou sem envelope, são encaminhado à respectiva diocese. Do total arrecadado pela Coleta da Solidariedade, a diocese envia 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB. A outra parte (60%) permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS).