google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Papa Francisco completa quatro anos de pontificado | Diocese de Rubiataba

Papa Francisco completa quatro anos de pontificado

19/03/2017

Cidade do Vaticano (RV) – Neste domingo (19/3), o Papa Francisco comemora quatro anos do início solene de seu Pontificado, dando assim, início ao quinto ano. De fato, em 19 de março de 2013, o 266º Sucessor de Pedro iniciava solenemente seu Pontificado.

É o primeiro Papa nascido no Novo Mundo, o primeiro latino-americano, o primeiro pontífice do hemisfério sul, o primeiro Pontífice a utilizar o nome de Francisco, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1200 anos e também o primeiro Papa jesuíta da história.

Na solene Santa Missa de inauguração do seu Pontificado, no dia São José, Esposo da Virgem Maria, Francisco afirmou: “O verdadeiro poder é o serviço”!

Para a alegria de milhares de pessoas, reunidas na Praça de São Pedro, na manhã do dia 19, terça-feira, Francisco passou de papamóvel entre os fiéis, antes da celebração Eucarística de início de seu ministério petrino. O Santo Padre chegou a descer do papamóvel para cumprimentar alguns fiéis.

Antes da Santa Missa, o Pontífice desceu à cripta vaticana para um breve momento de oração diante do túmulo do Apóstolo Pedro.

Francisco iniciou sua homilia dirigindo uma saudação especial ao Papa emérito Bento XVI, pelo dia do seu onomástico, na Solenidade de São José: “Acompanhemo-lo com a oração, estima e gratidão”, disse.

Ainda na sua homilia, após ter citado as passagens evangélicas sobre a figura de São José, Padroeiro da Igreja Universal, o Santo Padre explicou o significado do ministério do Bispo de Roma: “Não esqueçamos jamais que o verdadeiro poder é o serviço; o próprio Papa, para exercer o poder, deve entrar sempre mais no prisma daquele serviço que tem seu vértice luminoso na Cruz de Jesus”.

Enfim, simplicidade, sobriedade, simpatia, solidariedade, serviço, sabedoria estiveram ao centro da celebração da Missa inaugural.

Ao término da Missa, o Papa postou em seu twitter: “Mantenhamos Cristo na nossa vida; cuidemos uns dos outros e defendamos a criação com amor!”

Tags: