google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Identidade Sacerdotal é tema de Retiro do Clero | Diocese de Rubiataba

© 2014 por PASCOM RuMo. Resiolli/WIX.com

Tel - (62)3348-6187

dioceserumo@hotmail.com

Rua João Paulo II, Q. 08, L. 06 St Camões 

76700-000 Mozarlândia/GO

Rubiataba-Mozarlândia

Identidade Sacerdotal é tema de Retiro do Clero

12/03/2017

Aconteceu entre os dias 06 e 10 de março, no Mosteiro dos Santos Anjos, em Anápolis, o Retiro Anual do Clero da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia. As meditações foram conduzidas por Dom Gilson, Bispo auxiliar de Salvador e tiveram como inspiração o desejo de São Paulo na carta aos Efésios: “que leveis uma vida digna da vocação que receberam” (Ef 4,1).

 

Como Elias, encontrar forças em Deus

Dom Gilson convidou os sacerdotes, neste início do tempo quaresmal, a refletir a experiência do profeta Elias (1Rs 19,1-15), que vive uma intensa vida de missão e obtém êxito em tudo que faz. Porém, depois vem a provação e a perseguição que o faz fugir para defender a própria vida. É preciso refugiar-se para encontrar forças em Deus que sempre se manifesta no momento da necessidade, mas se revela, não poucas vezes, em sinais pequenos – não no trovão, fogo ou vento, mas na brisa suave.  

 

 

A Identidade do Presbítero 

O Bispo lembrou ainda a necessidade de ter sempre presente a identidade do presbítero, recordando que o que define um padre não são as circunstâncias da vida, nem as ideologias do tempo, mas o amor do Pai, no seu Filho Jesus Cristo, pela ação do Espírito Santo.

 

Além das meditações, o retiro foi marcado também por fortes momentos de espiritualidade como a devoção a Nossa Senhora pelo Santo Terço, a celebração da Via-Sacra, Adoração ao Santíssimo Sacramento pelo clero e vocações, celebração penitencial e confissões e a Santa Missa, ápice do encontro, celebrada todos os dias.

 

O sacerdote é homem de Deus, “escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus” (Hb 5,1). É, como dizia São João Maria Vianney, “o amor do Coração de Jesus”. Cada sacerdote tem uma história, tem suas virtudes e debilidades, mas em todos repousa a santa unção de Deus, pois são, no mundo sinal do eterno.


Neste Ano Vocacional, rezemos pelo aumento e santificação do clero e amemos os padres de nossa diocese que dão a vida nesta porção escolhida do povo de Deus.

 Momento da Via-Sacra no Retiro do Clero

 Mosteiro dos Santos Anjos 

 

Please reload

October 29, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Tags