google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Identidade Sacerdotal é tema de Retiro do Clero | Diocese de Rubiataba

Identidade Sacerdotal é tema de Retiro do Clero

12/03/2017

Aconteceu entre os dias 06 e 10 de março, no Mosteiro dos Santos Anjos, em Anápolis, o Retiro Anual do Clero da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia. As meditações foram conduzidas por Dom Gilson, Bispo auxiliar de Salvador e tiveram como inspiração o desejo de São Paulo na carta aos Efésios: “que leveis uma vida digna da vocação que receberam” (Ef 4,1).

Como Elias, encontrar forças em Deus

Dom Gilson convidou os sacerdotes, neste início do tempo quaresmal, a refletir a experiência do profeta Elias (1Rs 19,1-15), que vive uma intensa vida de missão e obtém êxito em tudo que faz. Porém, depois vem a provação e a perseguição que o faz fugir para defender a própria vida. É preciso refugiar-se para encontrar forças em Deus que sempre se manifesta no momento da necessidade, mas se revela, não poucas vezes, em sinais pequenos – não no trovão, fogo ou vento, mas na brisa suave.

A Identidade do Presbítero

O Bispo lembrou ainda a necessidade de ter sempre presente a identidade do presbítero, recordando que o que define um padre não são as circunstâncias da vida, nem as ideologias do tempo, mas o amor do Pai, no seu Filho Jesus Cristo, pela ação do Espírito Santo.

Além das meditações, o retiro foi marcado também por fortes momentos de espiritualidade como a devoção a Nossa Senhora pelo Santo Terço, a celebração da Via-Sacra, Adoração ao Santíssimo Sacramento pelo clero e vocações, celebração penitencial e confissões e a Santa Missa, ápice do encontro, celebrada todos os dias.

O sacerdote é homem de Deus, “escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus” (Hb 5,1). É, como dizia São João Maria Vianney, “o amor do Coração de Jesus”. Cada sacerdote tem uma história, tem suas virtudes e debilidades, mas em todos repousa a santa unção de Deus, pois são, no mundo sinal do eterno.

Neste Ano Vocacional, rezemos pelo aumento e santificação do clero e amemos os padres de nossa diocese que dão a vida nesta porção escolhida do povo de Deus.

Momento da Via-Sacra no Retiro do Clero

Mosteiro dos Santos Anjos