google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Arcebispo emérito de Goiânia, Dom Antonio Ribeiro de Oliveira falece aos 90 anos | Diocese de Rubiataba

01/03/2017

Faleceu na tarde desta terça-feira (28), o arcebispo emérito de Goiânia, Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, 90 anos. Segundo informações do pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Catedral), mons. Daniel Lagni, Dom Antonio foi para a casa de parentes e amigos no Setor Goiânia 2, no domingo (26), após a missa das 10h, passar o feriado de carnaval e, por volta das 16h desta terça-feira (28), ele teve um infarto fulminante. O Corpo de Bombeiros foi chamado, tentou reanimá-lo, mas ele não resistiu e veio a óbito. Segundo mons. Daniel, Dom Antonio já havia tido um infarto na semana passada. O retorno dele à Casa Mater Salute, onde morava, no Setor Central, estava previsto para esta Quarta-feira de Cinzas.

Por telefone, Dom Washington Cruz manifestou seu pesar pelo falecimento do irmão no episcopado. “Recebi a notícia com o coração apertado. Dom Antonio era uma relíquia, uma memória viva da Igreja em Goiás. Quantas vezes pedíamos para ele escrever a história da nossa Igreja, pois guardava tudo com uma lucidez incomparável”, afirmou. Dom Washington também disse estar confiante na Páscoa de Dom Antonio. “Confiamo-lo à misericórdia de Deus e que sua alma descanse em paz. Esperamos a ressurreição e sabemos que ele já se encontra no coração de Deus. Dom Antonio morreu bem preparado. Nós agradecemos os grandes serviços prestados por ele à Igreja no Brasil, no Centro-Oeste, e, de modo especial nesta Arquidiocese como arcebispo”.

Ainda nesta terça-feira (28), à meia noite, está prevista uma missa a ser presidida pelo arcebispo e concelebrada pelos bispos auxiliares na Catedral Metropolitana. As celebrações seguem, de hora em hora, nesta Quarta-feira de Cinzas. Dom Washington Cruz também preside missa às 19h desta quarta-feira, por ocasião do lançamento da Campanha da Fraternidade. A missa de corpo presente, às 9h de quinta-feira, também será presidida pelo arcebispo. Logo após haverá uma procissão e os restos mortais serão sepultados aos pés de Nossa Senhora Auxiliadora, na cripta da Catedral.

A Diocese de Rubiataba-Mozarlândia une suas preces e orações à Arquidiocese de Goiânia, aos parentes e amigos de Dom Antonio Ribeiro e manifesta sua solidariedade e esperança em Cristo Jesus, nossa vida e ressurreição.