google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Começam as aulas da Escola Diaconal | Diocese de Rubiataba

Começam as aulas da Escola Diaconal

01/02/2017

A Escola Diaconal Santo Estevão, iniciou suas aulas no último final de semana, 28 e 29 de janeiro. A Escola, que tem como objetivo a formação dos candidatos ao Diaconato Permanente, é fruto da Assembleia Diocesana realizada no ano de 2015 que assumiu sua implantação na Diocese.

O que é o Diaconato Permanente?

O Diaconato Permanente foi uma experiência forte nas primeiras comunidades cristãs e floresceu até o século V. Nos séculos posteriores, até o Concílio Vaticano II (1965), permaneceu como uma etapa transitória do candidato ao sacerdócio ministerial até a ordenação. O Concílio Vaticano II o restaurou.

Na carta de apresentação da Escola Diaconal, Dom Adair José Guimarães, Bispo Diocesano, destaca que a criação da Escola “foi um momento alegre e de grande esperança por contar com mais este ministério relevante se serviço na nossa Igreja Diocesana”.

Escola Diaconal Santo Estevão

A Escola Diaconal Santo Estevão está sob a direção do Monsenhor Vanildo Fernandes da Mota, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória e vigário geral da Diocese, e conta com 19 alunos, provindos das mais diversas regiões da Diocese. As aulas presenciais acontecem durante um final de semana por mês e se complementam com os estudos pessoais. No primeiro dia de aula Dom Adair José Guimarães apresentou aos alunos os fundamentos da Teologia e Padre Joaquim José Neto ministrou aulas de Metodologia Científica.

Para saber mais:

- O diaconato foi instituído pelos apóstolos devido à necessidade de cuidar dos necessitados e da formação dos batizados. Sua instituição está em Atos dos Apóstolos capítulo 6, versículos 1 a 7.

- O primeiro mártir da Igreja foi um diácono (At 7, 54-60): é Santo Estevão, padroeiro da Escola Diaconal da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia.

- Diáconos Permanentes são homens casados ou celibatários que recebem o Sacramento da Ordem no primeiro grau e servem ao povo de Deus na diaconia da Liturgia, da Palavra e da caridade, em comunhão com o Bispo e seu presbitério. Cabe aos diáconos assistir ao Bispo e aos padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia, proclamar o Evangelho nas assembleias litúrgicas e pregá-lo, instruir e exortar o povo, presidir o culto e as orações dos fiéis, administrar solenemente o batismo, distribuir a Comunhão, assistir e abençoar o matrimônio em nome da Igreja, administrar os sacramentais, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade.

Tags: