google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Vocação: é bem da hora ser padre! O testemunho dos seminaristas em missão. | Diocese de Rubiataba

Vocação: é bem da hora ser padre! O testemunho dos seminaristas em missão.

29/01/2017

Férias, tempo de curtir, relaxar e descansar! Certo? Sim! Mas não pra essa galera cheia do Espírito Santo que se prepara para a vida sacerdotal! O mês de janeiro, para os seminaristas da Diocese de Rubiataba e Mozarlândia tem um caráter diferente, especial: é mês de estar mais perto de Deus e de seu povo na "Missão de Férias".

Tempo forte da presença de Deus

O tempo de missão é parte integrante do processo de formação dos futuros sacerdotes e tem como objetivo favorecer um tempo de proximidade com as atividades missionárias e de evangelização da vida paroquial. Espalhados pelos quatro cantos da Diocese, os seminaristas visitam os enfermos, organizam encontros com os jovens, dão formação, colaboram com os padres nas mais diversas realidades da vida de cada comunidade.

Matheus é da cidade de Rubiataba e está no seminário desde o ano passado. Este ano realizou seu trabalho pastoral na cidade de Mozarlândia.

A missão nos ajuda a conhecer a realidade fora dos muros do seminário, a ter um contato mais próximo com o povo e com as cidades da nossa diocese. É uma oportunidade de rezar e conhecer aqueles que futuramente com a graça de Deus serão confiados aos nossos cuidados.

Lucas Maria está preste a ser ordenado diácono. Este ano colaborou na Paróquia de Mozarlândia e lembra que, mesmo no meio dos desafios é possível viver uma forte experiência da presença de Deus:

"Vale a pena deixar tudo para te seguir Senhor". Muitos foram os desafios e grandes os aprendizados. Pude ver na fraternidade dos irmãos seminaristas, que trabalhavam perto ou longe, o suporte para conseguir ir além das minhas imperfeiçoes. Não estamos sozinhos! Rimos e choramos juntos! Caminhamos juntos na estrada que nos leva ao céu! Pude atender almas santas, e outras perdidas, mas todas buscando alcançar o céu. Ver que estamos caminhando, apesar dos dissabores da vida, me faz querer gastar toda minha vida pela Igreja! Essas férias entendi um pouco mais da missão de um padre e termino essa pastoral com uma prece ao nosso senhor Jesus Cristo: que eu seja mais parecido contigo! ”

Em Matrinchã estiveram os seminaristas Roger e Thassyo. Roger destaca que a pastoral é tempo de conhecer mais de perto a missão que um dia lhe será confiada:

Na pastoral deste ano, pude aperfeiçoar meu contato com o povo de Deus através das visitas. Creio que este é um aspecto essencial na vida de um sacerdote, cuidar das suas ovelhas e conhecê-las. Além disso, o apoio que damos aos movimentos e pastorais dá paróquia, me ofereceu uma visão mais aberta das necessidades do povo de Deus.

Sacerdotes em formação

Em cada visita, celebração, oração, nos trabalhos mais simples da comunidade mais distante vai se formando no seminarista um coração sacerdotal capaz de amar o povo de Deus como um pastor que apascenta as ovelhas do rebanho de Cristo. Nenhum sacerdote nasce pronto, mas vai sendo lapidado pelo Espírito Santo. É Deus mesmo quem completa em cada um a obra começada e transforma um coração jovem em um coração semelhante ao de Nosso Senhor, pois "o sacerdote é o amor do Coração de Jesus", como dizia São João Maria Vianey.

Reze pela santificação dos sacerdotes e pela perseverança dos seminaristas. Eles são jovens como todos os jovens, mas que decidiram responder ao apelo de Deus numa entrega radical da própria vida, consagrando-se por amor a Deus e a humanidade.

Colabore com as vocações

Você pode colaborar com a formação dos nossos seminaristas fazendo parte da família OVD, a Obra das Vocações Diocesanas (clique aqui) que ajuda na manutenção e formação dos futuros padres por meio de contribuições mensais. O pouco de cada um ajuda a construir uma grande obra. Você pode fazer seu cadastro aqui mesmo no site: OVD.

Faça experiência

E você jovem, achou legal tudo isso? Ficou curioso para saber um pouco mais da formação sacerdotal, da vida dos seminaristas e padres? Que tal descobrir se esta é a sua vocação? Você pode entrar na página vocacional (clique aqui) e fazer seu cadastro e para receber material de oração pelas vocações, tirar dúvidas e fazer um acompanhamento vocacional para descobrir se você tem ou não vocação para a vida sacerdotal. O importante é não ter medo de perguntar:

Nasci para ser padre? Por que não?