Araguapaz se prepara para receber Padre Marcos Belarmino
A Paróquia de Nossa Senhora da Guia, na cidade de Araguapaz se prepara para receber seu novo pároco, Padre Marcos A. Belermino no próximo dia 26 de janeiro. Por isso, a Pascom preparou um resumo especial sobre a história da cidade e da paróquia.

Os primeiros traços da fundação da cidade estão nas décadas de l950 e 1960 quando foram abertas as primeiras picadas para a construção dos abrigos e o plantio da lavoura pelos desbravadores, que destinaram 3 alqueires de terra para a Igreja que também nascia naquela época e situação. Quando a fazenda foi loteada, o patrimônio foi dedicado a Nossa Senhora da Guia.

Aos 03 de maio de 1961, Mons. Lincon Monteiro Barbosa, Vigário Geral da Diocese de Goiás, levantou o Cruzeiro, celebrou a Primeira Missa e assistiu ao primeiro matrimônio realizado naquele povoado. Além do Mons. Lincoln muitos padres da Diocese de Goiás, inclusive o Bispo Dom Abel prestaram serviço ao povoado até a criação da Prelazia de Rubiataba, quando, em 1971, a comunidade recebeu Pe. Arcádio Dias, diocesano, o primeiro a residir na cidade e também as Irs. Missionárias de Ação Paroquial, vindas da Província de São Paulo. Pe. Dias foi substituido por Pe. Ney Barreto Ribeiro quando os missionários redentoristas assumiram o trabalho de evangelização e catequese o que levou à criação da Paróquia Nossa Senhora da Guia em dezembro de 1983, sob o Decreto 06/83.
Atualmente a Paróquia Nossa Senhora da Guia também sede da Forania diocesana, com mesmo nome, está dividida em doze comunidades paroquiais e organizada em diversas pastorais e movimentos, conforme a realidade local.
A celebração de posse canônica acontece no dia 26 de janeiro, a partir das 18h com a acolhida no cruzeiro, saída para Aruanã.