Anúncio das Solenidades do Senhor

Na Solenidade da Epifania do Senhor, a Igreja faz o anúncio das datas móveis da Liturgia. Certas datas mudam de ano em ano, em virtude da festa da Páscoa, como é o caso da Quarta-feira de cinzas.

Irmãos caríssimos, a glória do Senhor manifestou-se, e sempre há de manifestar-se no meio de nós, até a sua vinda no fim dos tempos. Nos ritmos e nas vicissitudes do tempo, recordamos e vivemos os mistérios da salvação.

O centro de todo o Ano Litúrgico é o Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, que culminará no Domingo de Páscoa, este ano em 16 de abril. Em cada domingo, Páscoa semanal, a Santa Igreja torna presente este grande acontecimento, no qual Jesus Cristo venceu o pecado e a morte. Da celebração da Páscoa do Senhor derivam todas as celebrações do Ano Litúrgico: -as cinzas, início da Quaresma, em 01 de março; -a Ascensão do Senhor, em 28 de maio; -o Pentecostes, em 04 de junho; -o 1º Domingo do Advento, em 03 de dezembro. Também as festas da Santa Mãe de Deus, dos Apóstolos, dos Santos, e na comemoração dos Fiéis Defuntos, a Igreja peregrina sobre a terra proclama a Páscoa do Senhor. A Cristo que era, que é e que há de vir, Senhor do tempo e da história, louvor e glória pelos séculos dos séculos. Amém.