google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Uma festa para a Virgem Aparecida | Diocese de Rubiataba

© 2014 por PASCOM RuMo. Resiolli/WIX.com

Tel - (62)3348-6187

dioceserumo@hotmail.com

Rua João Paulo II, Q. 08, L. 06 St Camões 

76700-000 Mozarlândia/GO

Rubiataba-Mozarlândia

Uma festa para a Virgem Aparecida

12/10/2016

 

Quem nunca se emocionou diante da história de fé do povo de Deus por meio da pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida, que atire a primeira pedra! 

 

O ano era 1717, e os tempos eram outros, ainda marcado pela escravidão. No Rio Paraíba três humildes pescadores recebem uma difícil missão: deveriam trazer os peixes para a refeição do Conde de Assumar, governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Tarefa simples, se não fosse o fato de a época não ser propícia para pescados. 

 

A fé não impediu esses homens de lançarem as redes, pedindo a intercessão da Virgem Mãe de Jesus. Na rede não vieram os peixes, mas o corpo de uma santinha, sem a cabeça. Lançando as redes uma vez mais, veio a cabeça. Na terceira tentativa vieram peixes! Muitos peixes! Começava a devoção a Nossa Senhora Aparecida!

 

Uma imagem catequética

 

- A imagem é de Nossa Senhora da Conceição, chamada de Aparecida. Ela está grávida, traz no ventre o Filho de Deus, Jesus Cristo. 

 

- A imagem que atrai milhões de brasileiros tem apenas 40 centímetros e é feita de terracota. 

 

- Em 1888, a Princesa Isabel doou a coroa de ouro e o manto ricamente adornado como gratidão por uma graça alcançada. 

 

- Mas foi somente no ano de 1904 que a imagem de Nossa Senhora recebeu o manto e foi coroada solenemente. 

 

- No ano de 1930 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora da Conceição Aparecida padroeira do Brasil.

 

         Imagem original da Virgem

 

Um atentado 

No dia 16 de maio de 1978 a "Basílica Velha" estava lotada para a Missa das 20h. Tudo parecia normal, até que um jovem transtornado aproximou-se do altar onde estava a pequena imagem da padroeira, quebrou o vidro e quando conseguiu pegar a imagem ficou com o manto nas mãos e imagem da Virgem feita em mais de 200 pedaços no chão.

 

A história comoveu o Brasil. Coube a brasileira Maria Helena Chartuni, hoje com 71 anos, restaurar a imagenzinha da padroeira da nação. Durante o restauro, como não era possível recompor algumas partes, a imagem recebeu cabelos longos, para corrigir algumas partes que não puderam ser refeitas. 

                                                                                                                                                                        

A emoção foi grande quando, enfim, a Virgem Mãe Aparecida voltava para a Basílica para continuar a ser símbolo da presença de Deus no meio deste imenso Brasil, terra de Santa Cruz, Pátria amada!

 

No próximo ano comemoramos 300 anos do encontro da imagem nas águas do rio, ou seja, 300 anos da intercessão de Nossa Senhora pelo Brasil. 

 

Na Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, a Paróquia da cidade de Novo Mundo recebe o título de Nossa Senhora Aparecida. 

 

 

Saiba Mais: História da Nossa Senhora

 

Please reload

October 29, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Tags