google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Seminaristas em missão de férias | Diocese de Rubiataba

© 2014 por PASCOM RuMo. Resiolli/WIX.com

Tel - (62)3348-6187

dioceserumo@hotmail.com

Rua João Paulo II, Q. 08, L. 06 St Camões 

76700-000 Mozarlândia/GO

Rubiataba-Mozarlândia

Seminaristas em missão de férias

15/01/2016

Férias, tempo de curtir, relaxar e descançar! Certo? Sim! Mas não pra essa galera cheia do Espírito Santo que se prepara para a vida sacerdotal! O mês de janeiro, para os seminaristas da Diocese de Rubiataba e Mozarlândia tem um caráter diferente, especial: é mês de estar mais perto de Deus e de seu povo na "Missão de Férias".  

 

O tempo de missão é parte integrante do processo de formação dos futuros sacerdotes e tem como objetivo favorecer um tempo de proximidade com as atividades missionárias e de evangelização da vida paroquial. Espalhados pelos quatro cantos da Diocese, os seminaristas visitam os enfermos, organizam encontros com os jovens, dão formação, colaboram com os padres nas mais diversas realidades da vida de cada comunidade.

 

Thassyo, Franklin e Henrique visitam as famílias em Araguapaz  

 

A Missão também é oportunidade de troca de experiências entre os seminaristas mais antigos e os que estão iniciando a caminhada, como é o caso do Seminarista Thassyo: "nesse primeiro ano que vou estar morando no Seminário, participar dessa missão na minha cidade natal (Araguapaz) é começar a viver em comunidade e ver como um Padre, em uma comunidade, é essencial. Acima de tudo é um aprendizado, porque juntamente comigo estão mais dois seminarista que já moram no seminário, Franklin que vem do Seminário Menor e Henrique que esse ano vai começar seu 3• ano de Seminário". 

 Roger, membro da Pascom como Radialista em Nova Crixás

 

Já em Nova Crixás os seminaristas Lucas Miguel, Bruno Maria e Roger Mello, que é membro da Pascom Diocesana, encaram até o estúdio de rádio. O trabalho com os jovens foi dinamizado por meio da "Gincana de Férias", brincadeira séria em prol da Evangelização das famílias, já que a juventude foi dividida em duas equipes para cumprir tarefas como oração do Santo Terço na casa dos participantes. O Seminarista Roger destaca a importância do trabalho realizado na cidade: "a pastoral tem proporcionado para mim uma proximidade maior com uma comunidade paroquial, por meio das visitas aos doentes, visita ao presídio, programas de rádio e acima de tudo o trabalho com a Juventude, que para mim sempre é importante. E nesta pastoral estamos dedicando muito para estruturar o grupo de oração jovem aqui da paróquia através de uma gincana missionária". Eles ainda preparam a Paróquia para a acolhida do novo Pároco, Padre Ricardo, que chega a cidade no próximo dia 30 de janeiro. 

 

Preparar a posse do novo pároco também é a missão dos seminaristas Lucas Maria, Warlen e Maryo que estão na cidade de Nova América onde Padre José Maria tomará posse no dia 25 de janeiro. Enquanto o Padre não chega, os seminaristas viraram até "foliões" na tradicional Folia dos Santos Reis. 

Em Matrinchã Rubens e Eduardo se dedicam a parte litúrgica

 

Na Paróquia de Santa Luzia , em Matrinchã, os seminaristas Rubens e Eduardo, também estão na primeira experiência de Missão de férias, mas nem por isso deixam de aceitar os desafios, como animar a vida litúrgica da comunidade por meio de celebrações e momentos de oração.

 

Mas o que eles ganham em troca? Para essa questão, o Seminarista Lucas Pio tem a resposta certa: "Não há nada mais gratificante do que amar a Cristo, no outro. Temos experimentado o amor de Deus em cada visita aos enfermos, em cada encontro com as pastorais e movimentos aqui da paróquia Santa Rita de Cássia, em Uirapuru, onde estamos fazendo o nosso estágio. Como diz o nosso Bispo: Deus é Grande! E de fato, podemos constatar sua grandeza nos corações mais humildes, na fé simples e na piedade popular dos nossos fiéis". E acrescenta: "Oremos, pois a messe é grande"!

 

Em cada visita, celebração, oração, nos trabalhos mais simples da comunidade mais distante vai se formando no seminarista um coração sacerdotal capaz de amar o povo de Deus como um pastor que apascenta as ovelhas do rebanho de Cristo. Nenhum sacerdote nasce pronto, mas vai sendo lapidado pelo Espírito Santo. É Deus mesmo quem completa em cada um a obra começada e transforma um coração jovem em um coração semelhante ao de Nosso Senhor, pois "o sacerdote é o amor do Coração de Jesus", como dizia São João Maria Vianey. 

 

O número de seminaristas da Diocese tem crescido nos últimos anos. Clique aqui para saber quem são os candidatos ao sacerdócio.

 

Reze pela santificação dos sacerdotes e pela perseverança dos seminaristas. Eles são jovens como todos os jovens, mas que decidiram responder ao apelo de Deus numa entrega radical da própria vida, consagrando-se por amor a Deus e a humanidade.

 

Você pode colaborar com a formação dos nossos seminaristas fazendo parte da família OVD, a Obra das Vocações Diocesanas que ajuda na manutenção e formação dos futuros padres por meio de contribuições mensais. O pouco de cada um ajuda a construir uma grande obra. Você pode fazer seu cadastro aqui mesmo no site: OVD

 

 

Please reload

Please reload

Arquivo
Please reload