Uma Porta Santa na histórica capela de Aruanã

A Porta da Misericórdia é um sinal do amor de Deus que deseja que todos nós adentremos ao seu coração de Pai. Por isso, para manifestar a proximidade desse amor a todas as pessoas, Dom Adair quis abrir a Porta Santa - além da Catedral e Santuário Mãe de Deus - também em outras igrejas da Diocese. Neste final de semana foi a vez da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Aruanã.

A pequena Igreja construída às margens do Rio Araguaia e a capela mais antiga ainda de pé que se tem notícia no território diocesano. Neste domingo, 04 de setembro, Dom Adair José Guimarães abriu também ai a Porta Santa.

Até o dia 20 de novembro, Festa de Cristo Rei, os fiéis que passarem pela Porta Santa podem lucrar indulgências. Padre Paulo Ricardo lembra que "a penitência (confissão) é um caminho para que os cristãos se libertem das consequências do pecado em seus corações. As indulgências, por sua vez, são os meios de a Igreja distribuir os méritos das penitências para os irmãos que, ainda sob o influxo do pecado, lutam para continuar firmes no caminho do Senhor". Funciona mais ou menos assim: se alguém bate o carro em outro carro por acidente pode pedir desculpas ao outro motorista. Este por sua vez perdoa, mas alguém vai ter de pagar o prejuízo. Na confissão o pecado é perdoado, mas é como se alguém precisasse pagar o prejuízo deixado. Aqui entram as indulgências, como o pagamento do prejuízo causado pelos nossos pecados.

Para que o fiel consiga as indulgências nesse Ano Santo é preciso passar com fé pela Porta Santa e cumprir as três condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice”. A indulgência pode ser oferecida por si mesmo ou por alguém já falecido e pode ser repetida todos os dias até 20 de novembro, data do encerramento do Jubileu da Misericórdia.