google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Sacerdote, homem de Deus! | Diocese de Rubiataba

Sacerdote, homem de Deus!

04/08/2016

“Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom! Eterna é a sua misericórdia”(Sl 117). De fato, ao contemplarmos a grandeza do sacerdócio, não pode haver outro clamor em nossos corações a não ser este: damos graças a Deus de bondade pois ele derramou sobre a humanidade inteira a graça da misericórdia infinita e “com misericórdia elegeu” homens para o santo serviço do altar.

A Igreja, neste dia 04 de agosto, celebra a memória de São João Maria Vianney, exemplo de doação e vida devotada ao ministério sacerdotal e por isso patrono dos padres.

O Sacerdote é retirado do povo para servir o povo, como recorda a carta aos Hebreus: “todo sumo sacerdote, tirado do meio dos homens, é constituído em favor dos homens nas coisas concernentes a Deus”.  O que é o padre senão o homem perito nas coisas de Deus?

Sacerdote é também homem da misericórdia. A carta aos Hebreus continua: “a sua função é oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. É capaz de ter compreensão por aqueles que ignoram e erram, pois também ele mesmo está rodeado de fraquezas”.  No confessionário haverá de tocar o solo sagrado e ferido do coração de tantos homens e mulheres, dilacerados pelos pecados, as vezes bem menores que os próprios pecados!

É ainda homem da Eucaristia – Tomé duvidava e queria tocar as chagas de Jesus. Na celebração da Missa o padre pode repetir este gesto do Apóstolo quando, pela imposição das mãos e pela voz, mais uma vez Deus se fizer presente na terra! Como é impressionante o fato de que, a partir da ordenação, o Cristo Jesus obedeça a voz do consagrado para o Espírito Santo descer e santificar as espécies do pão e vinho. Neste sublime momento da consagração, mais uma vez, como Tomé, o sacerdote pode tocar o lado aberto, o coração ferido de amor de Nosso Senhor. O sacerdote é o homem da Eucaristia! Deus se utiliza de sua fraqueza para realizar o maior de todos os milagres que pode haver na terra! Isso é não motivo de vaidade, mas de profunda humildade, pois o padre é apenas a ponte que liga as duas margens do rio, ou o farol que ilumina a noite escura, sendo que a luz é o próprio Deus.

Por fim, o sacerdote é homem da Palavra -   “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura”. Nos Atos dos Apóstolos vemos as palavras e obras de Pedro, o mesmo discípulo fraco na fé, que negou Jesus por três vezes, agora inflamado pelo Espírito Santo e capaz de anunciar Jesus a multidão de Jerusalém! O sacerdote é também o homem da Palavra de Deus, profeta que empresta os lábios para que Deus fale através dele para que “cresça sempre mais o número daqueles que aceitam a fé! ”.

Neste dia do Padre, louvamos e agradecemos a Deus de bondade, fonte da vida e rico em Misericórdia, que continua a enviar operários para sua messe! O Padre é homem da misericórdia, da Palavra, da Eucaristia e filho de Nossa senhora. Como diz uma antiga canção “sacerdote sal da terra, sacerdote Luz Mundo, assim falou Jesus. Sacerdote em vão procuro outra missão maior do que a tua, maior do que a tua é só o próprio Deus! ”. Que assim seja!

Padre Renato Oliveira

Homenagem da Pascom ao nosso Bispo Diocesano e a todos os sacerdotes da diocese.