google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Arquidiocese de Belém em Preparação para O XVII Congresso Eucarístico Nacional | Diocese de Rubiataba

Arquidiocese de Belém em Preparação para O XVII Congresso Eucarístico Nacional

29/05/2016

Dentro de exatos seis meses, a cidade de Belém, no Pará, sediará o XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016). A expectativa é que o evento reúna pelo menos 550.000 pessoas, entre Bispos, Sacerdotes, Expositores, e todo o povo de Deus que deseja reafirmar sua fé em Cristo Eucarístico, refletindo o tema: “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária”, e o lema: “Eles o reconheceram no partir do Pão” (Cf. Lc 24, 35).

A capital paraense também celebra, neste ano, seu quarto centenário de início da evangelização na Amazônia. Uma vasta programação está sendo preparada para receber tantos peregrinos e participantes entre os dias 15 e 21 de agosto, período do Congresso. O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, ressalta a consciência que a Igreja de Belém tem acerca da grandiosidade deste CEN, “é a segunda vez que o evento acontece em nossa cidade, cabe-nos uma grande responsabilidade, pois seremos a capital eucarística de nosso país, acolhendo pessoas de todas as regiões do Brasil. Temos em mãos a responsabilidade de mostrar para o Brasil as nossas riquezas e a maior delas é a nossa fé. Desejamos tornar visível em todo o Brasil a força da Eucaristia e a ação missionária na Amazônia, de um povo de fé que testemunha com sua cultura e maneira de ser Igreja viva na Amazônia”.

História

O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por São Pedro Julião Eymard. Foi uma celebração solene, de que participaram fiéis e bispos de vários países da Europa. De lá para cá, outros países quiseram repetir a bela iniciativa.

No Brasil já foram realizados dezesseis Congressos Eucarísticos Nacionais. O primeiro foi realizado em 1933, em Salvador – BA; o XVI Congresso Eucarístico Nacional, aconteceu em Brasília, de 13 a 16 de Maio de 2010, tendo como Tema: Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos Missionários, inspirado na V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, que aconteceu em Aparecida em maio de 2007.

Os Congressos Eucarísticos têm como características: Aprofundar a doutrina cristã sobre a Eucaristia; Prestar culto público e solene ao Santíssimo Sacramento: adoração e reparação; Manifestar a universalidade e unidade da Igreja e a sua dimensão missionária;     Irradiar para a Igreja e a sociedade os frutos da Eucaristia na ação social;      Realizar seminários temáticos para públicos específicos, com temas ligados a teologia da Eucaristia.

Tags: