google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440

Rubiataba-Mozarlândia

Diocese de

Vocação: o Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas


Vocação é chamado de Deus. Ele chama a cada um de nós pelo nome e nos confia uma missão para ser realizada nessa vida. Na Igreja, alguns são chamados para seguirem mais de perto Jesus Cristo.


Em primeiro lugar, é bom lembrar que a vocação é chamado de Deus e resposta pessoal de cada um. É preciso aprender a ouvir Deus: “fala, que o teu servo escuta” (1Sm 3,10).


A formação de um sacerdote implica estudo, vida de oração e de comunidade, trabalho pastoral. Tudo isso o jovem candidato ao sacerdócio vive dentro do Seminário. Matheus Rodrigues ingressou no início do ano no Seminário Menor em Goiânia. Para ele “a vida no seminário é uma experiência inexplicável, pois é quando damos o primeiro passo ao chamado de Deus, onde nos possibilita estar mais próximo de Jesus em oração, onde Ele é o refúgio nas dificuldades que enfrentamos no dia a dia”.


Não se pode esquecer que a caminhada de um seminarista é marcada pela entrega total a Deus, por amor à vocação e à Igreja. Mas ao mesmo tempo é um caminho marcado pela graça do Senhor, como nos diz o seminarista Matheus: “umas das coisas mais bonitas que vivo no seminário é de enxergar o Cristo no próximo na vida em comunidade, e assim, tenho a felicidade de acordar todos os dias com a certeza de estar respondendo verdadeiramente a Deus”.


A vida no seminário é um aprendizado e um crescimento diário na busca da vontade de Deus. Para o seminarista Roger, que está na Filosofia "a vida no seminário me proporciona uma intensa experiência com o Cristo, através dos irmãos, das orações, pastoral... Mas, como todo cristão em busca da santidade, tenho minhas dificuldades. As maiores dificuldades na minha caminhada vocacional é a saudade da família, os estudos que são bem exigente, a convivência com uma comunidade grande, onde buscamos nos relacionar com todos da mesma maneira e isso exige muita renúncia de nossas próprias vontades... Porém, mesmo com essas dificuldades, Deus age na nossa vida, redescobrindo nossa vocação, nas dificuldades e alegrias do dia a dia".


O quarto domingo da Páscoa, “Domingo do Bom Pastor”, é dedicado a Jornada de Oração pelas Vocações. O Santo Padre, Papa Francisco, dirigindo-se a todos os fiéis na mensagem para a esse dia afirma que é seu desejo “exortar todos os fiéis a assumirem as suas responsabilidades no cuidado e discernimento vocacionais. Quando os Apóstolos procuravam alguém para ocupar o lugar de Judas Iscariotes, São Pedro reuniu cento e vinte irmãos (cf. Act 1, 15); e, para a escolha dos sete diáconos, foi convocado o grupo dos discípulos (cf. Act 6, 2). São Paulo dá a Tito critérios específicos para a escolha dos presbíteros (cf. Tt 1, 5-9). Também hoje, a comunidade cristã não cessa de estar presente na germinação das vocações, na sua formação e na sua perseverança (cf. Exort. ap. Evangelii gaudium, 107)”.


É preciso rezar pelas vocações de nossa Diocese, para que Deus envie mais operários para a messe! Se você, jovem, sente o chamado para a vida sacerdotal entre em contato com a Pastoral Vocacional e tire suas dúvidas. É possível ajudar as vocações também por meio da Obra das Vocações Diocesanas (OVD), um grupo de fiéis que ajudam materialmente e espiritualmente as vocações da Diocese. Fazendo o cadastro você recebe em casa, todo mês, um boleto que pode ser pago em qualquer banco. O valor é você quem escolhe.


Unamos nossas orações por todos os jovens que se decidem por seguir Jesus mais de perto.


E você, nasceu para ser padre? Por que não?

Arquivo
Tags

© 2014 por PASCOM RuMo. Resiolli/WIX.com

Tel - (62)3348-6187

dioceserumo@hotmail.com

Rua João Paulo II, Q. 08, L. 06 St Camões 

76700-000 Mozarlândia/GO