google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Encerramento do Ano da Vida Consagrada | Diocese de Rubiataba

Encerramento do Ano da Vida Consagrada

03/02/2016

O Bispo diocesano Dom Adair José Guimarães presidiu o encerramento do Ano da Vida Consagrada, na noite dessa terça-feira (02), às 19h, na Catedral Nossa Senhora da Glória, em Rubiataba-Go. A celebração reuniu as religiosas, comunidades de vida e consagradas que atuam na Diocese, além de fiéis e sacerdotes. O Ano da Vida Consagrada, que teve como tema “Vida Consagrada na Igreja hoje: Evangelho, Profecia e Esperança”, foi instituído pelo Santo Padre, o Papa Francisco e teve início em novembro de 2014.

Tradicionalmente a Festa da Apresentação do Senhor, no dia 02 de fevereiro, é marcada pela celebração da vida religiosa consagrada, data em que, no passado os consagrados faziam os votos ou compromissos de castidade, pobreza e obediência, chamados de conselhos evangélicos. Segundo o Santo Padre, o Papa Francisco, os consagrados “são homens e mulheres que podem acordar o mundo. A vida consagrada é uma profecia”.

A Santa Missa foi precedida pela adoração ao Santíssimo e oração de Vésperas presidida pelo Padre Renato. Durante o momento de oração se rendeu ação de graças pelo dom da vida dos homens e mulheres que consagraram a Deus suas vidas por amor ao Evangelho. A celebração Eucarística começou do lado de fora da Catedral, com a benção das velas. Em seguida, os fiéis foram convidados a adentrar pela “Porta Santa” para o início da Missa. Durante a celebração, Dom Adair recordou que “a vida consagrada é um sopro especial do Espírito Santo e o consagrado se configura mais especialmente a Cristo Senhor”. Lembrou ainda que “em meio ao mundo que prega o consumismo, o sexo desregrado e a liberdade, a vida consagrada é sinal de outro caminho: o do Cristo pobre, casto e humilde”.

Muitas comunidades religiosas e consagradas fizeram parte dos cinquenta anos de história da Diocese de Rubiataba e Mozarlândia, incluindo a presença dos dois bispos pertencentes à Congregação Redentorista, Dom Juvenal Roriz e Dom José Carlos. Atualmente atuam na Diocese a Fraternidade Diocesana Mãe de Deus, a Comunidade Católica Obra de Maria, Comunidade Católica Nova Aliança, Irmãs Franciscanas da Divina Misericórdia, além dos leigos de especial consagração.