google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440

Rubiataba-Mozarlândia

Diocese de

Santuário Mãe de Deus

Dom Adair José Guimarães, Bispo Diocesano, abriu a Porta Santa e decretou a ereção do Santuário Mãe de Deus em Rubiataba.

O SANTUÁRIO

Sabemos, desde o Antigo Testamento, que Deus sempre quis estabelecer morada entre os homens e agora “ao chegar a plenitude dos tempos, enviou-nos o seu Filho, nascido de mulher” (Gl 4,4), que veio entre nós morar. O templo de sua preferência é o coração humano (1Cor 3,16), mas a humanidade, interpretando o desejo de Deus de estar conosco desenvolveu a cultura de construir os lugares onde nos reunimos para estarmos na presença de Deus que, por primeiro, quis estar na nossa presença. Foi assim que o Bispo Dom Juvenal Roriz viveu, nos começos da Prelazia de Rubiataba, o sonho de erigir nestas terras um Santuário, num lugar, de onde o Senhor Jesus pudesse congregar o povo de Deus para a oração e para as bênçãos que emanam do seu trono sagrado. Os sonhos plantados por Deus em nossos corações são como a chuva que cai na terra, não volta a Deus sem produzir o efeito sonhado (Is 55,10). Dom Juvenal Roriz, nas suas lidas missionárias, passando ao lado da grande pedra, por todos, chamada de Pedrona, no município de Rubiataba-GO, começou a dar assas ao sonho: era ali, no alto daquela rocha que haveria de construir um santuário como fonte das bênçãos de Deus para todo este sertão goiano.


O sonho foi se materializando em análise da área, depois projeto, e em 1976 decidiu o Bispo pela construção do templo para ser o memorial dos 10 anos da Prelazia de Rubiataba.


UM NOME PARA O SANTUÁRIO

E o nome do Santuário? Dom Roriz quis dar ao santuário o nome da Mãe do Senhor, pois num dia em que a escada quebrou-se com alguns homens escalando tijolos às costas, um deles gritou: “Valei-me, Mãe de Deus!” E nenhum se machucou para a maior glória de Deus! Dom Roriz no exercício do dom do discernimento decidiu diante do Senhor, nominar o santuário de Nossa Senhora Mãe de Deus. Muito bem escolhido, porque Maria de Nazaré, dentre todas, a escolhida para Mãe do Senhor, tem aquele dom especial de conduzir ao seu Filho, o Filho do Altíssimo, todos aqueles que a procuram.


O Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus está situado na Rodovia GO 434, sentido Rubiataba-Morro Agudo, a 17 quilômetros de Rubiataba e a todos encanta como lugar de oração e pela sua altura e beleza!


ANO DA MISERICÓRDIA

A pequena capela no alto da “Pedrona” sempre foi chamada de santuário, mesmo sem um documento oficial de reconhecimento da localidade. Por ocasião da celebração do Ano Santo da Misericórdia, Dom Adair José Guimarães, Bispo Diocesano, achou por bem que este lugar santo, meta de peregrinos ao longo dos anos, fosse também lugar da Misericórdia de Deus. Por isso, abriu também as portas do Santuário como “Porta do Ano Santo”.


A celebração aconteceu durante a Santa Missa na Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, ocasião em que o Bispo erigiu canonicamente a Capela como Santuário Diocesano. Padre Adalberto Júnior, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no distrito de Waldelândia foi nomeado como primeiro reitor do recém-criado Santuário Mãe de Deus. Durante a celebração as Irmãs da Fraternidade Diocesana Mãe de Deus renovaram seus votos.


Lugar marcado pela beleza natural, o Santuário é lugar propício para meditação, oração e encontro com Deus, sobretudo neste Ano Santo da Misericórdia. As visitas podem ser organizadas pelas paróquias, em grupos, agendados na Catedral de Rubiataba.

Arquivo
Tags

© 2014 por PASCOM RuMo. Resiolli/WIX.com

Tel - (62)3348-6187

dioceserumo@hotmail.com

Rua João Paulo II, Q. 08, L. 06 St Camões 

76700-000 Mozarlândia/GO