google-site-verification=t0RqaUFOILcT8EBxg1NEFiP7WVYlBg00uilQ2klT440 Francisco abre a Porta Santa na Basílica de São Pedro | Diocese de Rubiataba

© 2014 por PASCOM RuMo. Resiolli/WIX.com

Tel - (62)3348-6187

dioceserumo@hotmail.com

Rua João Paulo II, Q. 08, L. 06 St Camões 

76700-000 Mozarlândia/GO

Rubiataba-Mozarlândia

Francisco abre a Porta Santa na Basílica de São Pedro

08/12/2015

 

O Papa Francisco abriu hoje a Porta Santa da Basílica de São Pedro e passou por ela, seguido em procissão por Bento XVI, alguns cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos e leigos. A cerimônia foi muito simples, mas acompanhada pelos meios de comunicação de todo o mundo.

 

Começou então em Roma, o Jubileu extraordinário da Misericórdia, convocado por meio da bula Vultus Misericordiae que terminará na festa litúrgica de Cristo Rei, em 20 de novembro de 2016. Durante este período, o Papa convida "deixar-se surpreender por Deus" porque "Ele nunca se cansa de abrir a porta do seu coração para repetir que nos ama e quer compartilhar conosco a sua vida".

 

A procissão começou com os Salmos 121 e 122, de alegria, e foi envolvendo lentamente o átrio da Basílica de São Pedro. Pouco depois, o Santo Padre parou na frente da Porta Santa.

 

Francisco abraçou o Papa Emérito Bento XVI, que o aguardava ao lado da Porta, e rezou: "Oh Deus, que revela sua onipotência sobretudo com a misericórdia e o perdão, dá-nos um ano de graça, um tempo propício para te amar e amar os irmãos na alegria do Evangelho" ( ...)

 

Antes de abrir a Porta, o Papa fez um pedido e o coro respondeu em gregoriano: "Esta é a porta do Senhor: por esta entram os justos. Abri as portas da justiça; entrarei para agradecer ao Senhor. Por sua grande misericórdia, entrarei em sua casa, Senhor; me prostrarei em seu templo santo".

 

Após um momento de silêncio, o Papa empurrou com força e lentamente a Porta Santa foi se abrindo. Francisco entrou, rezou novamente e, em seguida, entrou o Papa Emérito. Eles se cumprimentaram novamente, depois, entraram os cardeais e religiosos em direção ao túmulo de São Pedro e ao Altar da Confissão, onde recitou a oração final.

Poucos dias antes, foi derrubada a parede interna que fechava a Porta Santa na Basílica de São Pedro, construída no final do Jubileu do Ano 2000, e foram abertas as caixas contendo os documentos jubilares. Cerimônia que acontece desde 1300, quando Bonifácio VIII realizou o primeiro Jubileu da história.

 

A Porta atual foi doada, depois da Segunda Guerra Mundial, pelos católicos suíços em agradecimento por terem sido poupados dos horrores do conflito.

 

No último domingo, na catedral de Bangui, capital da República Centro Africana, o Papa abriu a primeira Porta Santa do Jubileu, no I Domingo do Advento.

 

No próximo Domingo, 13 de dezembro, será a vez da abertura do grande Jubileu nas dioceses. Dom Adair José abrirá a porta do Ano Santo em Santa Missa na Igreja Catedral de Rubiataba as 07h. 

 

 

Please reload

October 29, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Tags