
DIOCESE DE
RUBIATABA - MOZARLÂNDIA
"Evangelizando o Coração do Brasil"

#RezemosPelasVocações
Diocese de
Rubiataba-Mozarlândia

QUE TAL DECIDIR-SE POR CRISTO?
1
O QUE É VOCAÇÃO?
Vocação é chamado de Deus. Ele chama a cada um de nós pelo nome e nos confia uma missão para ser realizada nessa vida. Na Igreja, alguns são chamados para seguirem mais de perto Jesus Cristo.
SER PADRE: POR ONDE COMEÇAR?
Em primeiro lugar, é bom lembrar que a vocação é chamado de Deus e resposta pessoal de cada um. É preciso aprender a ouvir Deus: “fala, que o teu servo escuta” (1Sm 3,10). Para ser padre, é necessário ser escolhido pelo Senhor, ser um bom católico, amar a Igreja e ter um coração disponível!
2
ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL
A Pastoral Vocacional é o grupo de pessoas que tem por objetivo ajudar e orientar os vocacionados a esclarecer a vocação. São feitos encontros e acompanhamento pessoal no caminho de discernimento e amadurecimento vocacional.
E DEPOIS?
Se forem percebidos sinais de vocação é preciso seguir adiante: dar o “Sim” e ingressar no Seminário Propedêutico Santa Cruz, em Goiânia, que é a fase introdutória. O tempo nessa casa é de um ano. Para ingressar é preciso ter terminado o Ensino Médio. É um tempo de estudo, convivência comunitária, oração, espiritualidade e acompanhamento pessoal.
3
E OS PRÓXIMOS PASSOS?
Depois é preciso avançar mais: é a fase de estudos. São duas faculdades: Filosofia e Teologia, que são feitas no Seminário São João Maria Vianney, em Goiânia. Nesse período, além da vida de estudos e oração, são realizados trabalhos pastorais e missões.
O momento mais bonito é a preparação para a Ordenação. Primeiro, depois de aprovado, o seminarista é ordenado Diácono, isto é, servidor da Igreja. Em seguida se torna “sacerdote segundo o Coração de Jesus”. É um caminho longo, mas marcado pela presença de Deus.
E você, nasceu para ser Padre?
Por que não?

Jesus disse: avança, e lançai as vossas redes para pescar. Simão respondeu-lhe: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede”. Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia.Então Jesus disse a Simão: “Não temas; doravante serás pescador de homens”.
E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram.
Lc 5,4-6.10-11
ENTRE EM CONTATO
Tire suas dúvidas,
retornaremos o mais rápido possível!
